Publicado 19/08/2019 - 15h18 - Atualizado 23/08/2019 - 13h56

Por Da Redação da Metrópole


Divulgação

Ponto de encontro preferido de quem não dispensa um bom papo relaxante após o trabalho ou nos finais de semana, os bares disputam a clientela de Campinas com petiscos inovadores e porções cada vez mais criativas e desafiantes aos paladares. A diversidade do que se expõe no cardápio desses estabelecimentos, sejam as receitas tradicionais ou autorais e a grande oferta de rótulos de cervejas artesanais que viraram febre, comprova que a cidade prima por hospedar excelentes alternativas para beliscar enquanto o papo rola solto.
Vitta Gastrobar
Inaugurado em novembro de 2018, em Barão Geraldo, o Vitta Gastrobar oferece o conceito de gastronomia moderna e descontraída. Por lá, os produtos são 100% artesanais, sem adição de matéria-prima processada industrialmente e, sempre que possível, é utilizado produto orgânico no preparo. “Temos parceria com produtores de orgânicos, produtores locais de cerveja artesanal. Apesar de termos opções veganas e vegetarianas, trabalhamos com todo tipo de ingrediente, inclusive carnes”, diz o proprietário Marcel Lefol Vendimiatti que era gerente de projetos e atuava na área de tecnologia em uma multinacional. “Foi então que resolvi sair e montar o gastrobar, porque busquei algo na profissão que me fizesse feliz. E a comida de verdade tem esse encantamento”, conta Marcel.
Dentre as opções no cardápio destaque para o brilho das empanadas argentinas, feitas com farinha e ingredientes orgânicos sempre que possível. Deliciosas porções, toasts e saladas, sempre com um toque ousado e natural também fazem muito sucesso com os frequentadores. Outras sensações da casa são os acompanhamentos, como o catchup orgânico e a maionese de inhame com tabasco ou chimichurri produzidos diariamente com ingredientes frescos. “Procuramos proporcionar aos clientes uma experiência de alimentação que promova o reencontro do equilíbrio na vida saudável, o prazer das cores, sabores e texturas”, conta.
ONDE: Rua Agostinho Páttaro, 145,  Barão Geraldo - Campinas
(19) 3289 2461 e (19) 99156 7181. De terça a sábado, das 11h30 às 14h, e das 17h30 às 23h e no domingo das 17h30 às 23h. Site: www.vittagastrobar.com.br
Bar do Fumagalli
É em uma esquina num canto pouco movimentado do bairro São Bernardo onde se encontra uma das melhores opções de Campinas quando o assunto é porção. O Bar do Fumagalli conta com um cardápio dos mais variados. São cerca de 40 deliciosas opções que em muito surpreendem as pessoas que frequentam o ambiente. Por lá, quem vai pela primeira vez se sente quase que na obrigação de retornar.
O nome do estabelecimento se dá por conta da semelhança com o ex-jogador, ídolo do Guarani. Apesar disso, Emerson de Aguiar não tem qualquer envolvimento com o time e também não é torcedor bugrino nem pontepretano.”Quem não conhece acha que está relacionado ao futebol, mas através de outros clientes acaba vendo que não é isso”, explica o proprietário.
O Bar do Fumagalli foi inaugurado em 2011 e traz ao público campineiro um ambiente bastante familiar. São casais, avôs com netos, pais com filhos, amigos de faculdade... E toda essa diversidade vai de encontro ao que o local tem para oferecer. São iguarias tradicionais, como costelinha de porco com mandioca, torresmo e isca de frango, além de porções mais sofisticadas, como picanha suína com abacaxi, coxinha de costela com catupiry, isca de filé mignon com gorgonzola e chuleta suína com bolinho de mandioca e geleia de abacaxi com pimenta.
Entre tantas opções, o lanche de costela, que participou do Comida di Buteco e foi vice-campeão, e a isca de filé mignon com creme de gorgonzola são os mais pedidos. Já sobre as bebidas, o bar tem não só as tradicionais cervejas, como também caipirinhas de cachaça, vodca e saquê, com morango, abacaxi, maracujá e limão. No atendimento, Fumagalli fica mais na parte externa, passando nas mesas, a irmã fica no balcão, e a esposa Silvia ajuda as garçonetes.
 
ONDE: Rua Doutor Francisco Pompeu, 482, São Bernardo, (19) 2511-1374 ou (19) 99340-7098. De terça a sexta: das 9h às 23h. Sábado: das 9h às 21h.
Fritz – Cervejaria Artesanal
Uma cervejaria inspirada nos tradicionais bares alemães, mas que aproveita as raízes brasileiras em Monte Verde (MG) para atrair a clientela. Assim é a Fritz. O estabelecimento, que surgiu pelas mãos do mestre cervejeiro Jörg Franz Schwabe em 1993, completa em 2019, 17 anos de existência em Campinas. Atualmente, o criador da marca e seus filhos administram a rede que conta com 25 unidades espalhadas por todo o País. A produção das cervejas, no entanto, se restringe a Monte Verde.
O carinho no preparo artesanal também é destaque na casa, algo que faz a Weizen, por exemplo, uma cerveja que incorpora cravo-da-índia e banana ao sabor do trigo uma das mais procuradas pelos frequentadores da Fritz. Além dela, a Köelsch, de alta fermentação e maturação estendida e a Dunkel, que possui um sabor amargo de malte torrado e coloração escura são algumas das outras opções do menu para os amantes de uma gelada. Além dos chopes e cervejas, o estabelecimento possui um cardápio a la carte repleto de pratos típicos da culinária alemã. Para a entrada, o pastel de eisbein, recheado com joelho de porco desfiado e catupiry, é a sugestão da casa para abrir o apetite. O schlachtplatte, prato composto de eisben, kassler, salsichões, chucrute e batata souté é a oportunidade perfeita para embarcar de vez no mundo da gastronomia alemã. Para finalizar, o strudel de maçã mistura simplicidade e requinte em uma única sobremesa.
Em um ambiente com um salão interno espaçoso e decorado com bandeiras e canecas, bem ao estilo alemão, a Fritz no Cambuí possui ainda um beer garden: espaço externo que remete as cervejarias alemãs e permite ao público aproveitar as delícias da casa ao ar livre.
ONDE: Local: Rua Sampaio Ferraz, 319, Cambuí, Campinas
Funcionamento:
Segunda a sexta: das 16h às 23h
Sábado e domingo: das 11h45 às 23h
Telefone: (19) 3254-2753 
Bar do Braz
Um ambiente aconchegante, com grande variedade de porções, música ao vivo, além de uma ampla área para ficar e aproveitar ao lado dos amigos ou família. Este é o Bar do Braz, localizado no Bairro Cidade Jardim desde 1977.
Seja para jogar conversa fora, reuniões do trabalho ou confraternizações com parentes, o bar está preparado para servir da melhor maneira possível, dando todo o conforto necessário para ter um momento especial. Dono do local, Braz Luiz Ambrosio veio de Minas Gerais para Campinas em 1966, já com a experiência de ter trabalhado em um bar. Foi a partir disso que decidiu montar seu próprio estabelecimento.
O cardápio oferece opções tradicionais como torresminho, coxinha de cabotiá recheada com carne seca e catupiry - segunda colocada na última edição do Comida di Buteco- , e vários tipos de salgado. Com a entrada dos filhos, Danilo e Rodrigo, no negócio, o Bar do Braz passou a oferecer também porções, como filé e costela de tilápia, croquete de carne seca e porção de almôndegas.
“As porções mais pedidas são de torresmo e filé de tilápia. O público é bem fiel, sempre uma pessoa fala para a outra e assim o público vai aumentando. Vem bastante casal, amigos. Temos ainda a linguiça de Bragança que fazemos o lanche boca de anjo e tem uma boa procura”, conta Braz.
O ambiente é bastante familiar em todos os sentidos. Na cozinha, por exemplo, o proprietário conta com a ajuda da esposa Vania e também de sua sogra. O local oferece mesas na calçada, estacionamento, e música ao vivo - sertanejo na sexta-feira - e rock, samba ou MPB aos sábados.
ONDE: Rua Itapecerica, 1415, Cidade Jardim, (19) 3269-1672. De segunda a sábado: das 10h às 23h.
Quiosque da Horta
Um lugar no paraíso dentro de Campinas. Assim é possível definir o Quiosque da Horta. Esqueça a tecnologia e o som alto característicos dos bares da cidade. Por lá, com um conceito inovador, é oferecido aos clientes a chance de aproveitar bons momentos em família ou entre amigos. Como se não bastassem as deliciosas porções que são de dar água na boca, o ambiente ainda conta com rede para deitar e relaxar.
Natural de Votuporanga, Rodrigo Barreto sempre teve vontade de ter um bar. E foi em Campinas onde conseguiu realizar o sonho, em 2012. Na ocasião, encontrou por acaso o quiosque e fez uma oferta de compra para o então proprietário, que aceitou. A região em volta era repleta de mato, e a ideia era ter algo não muito grande, com seu estilo do interior.
Quando deixou o quiosque do seu jeito, foi apenas uma questão de tempo para que caísse no gosto da população. O cardápio oferece, entre outras coisas, petiscos, porções, lanche boca de anjo, hambúrguer, almoço, rolinho da horta e canapé, sendo estes dois últimos destaques no renomado Comida di Buteco. Para beber, é possível se refrescar com caipirinhas.
O grande campeão de pedidos, porém, é a panceta, e Rodrigo revela o segredo para deixá-la tão saborosa. “Eu pico ela, tempero e deixo lá. No outro dia congelo e está pronta para servir, é só fritar. Aí jogo um queijo ralado por cima, alho frito e limão”, conta.
São cerca de 20 mesas no espaço e uma ampla área para estacionar, em frente à praça.
ONDE: Rua Dr. José Ferreira Camargo, 1221, Nova Campinas, (19) 99686-7450. De segunda a sábado: das 11h30 às 22h30. 
 

Escrito por:

Da Redação da Metrópole