Publicado 19/08/2019 - 14h43 - Atualizado 26/08/2019 - 14h03

Por Da Redação da Metrópole


Divulgação

Campinas pode ser comparável hoje em dia a grandes capitais do País no que diz respeito à boa gastronomia. A cada ano chegam à cidade casas consagradas regional ou nacionalmente no ramo, seja de comida brasileira ou internacional, sem contar as que estão há décadas no mercado e mantém clientela satisfeita e fidelizada. 
Empório do Nono
Uma das mais tradicionais e disputadas casas em Barão Geraldo celebra 20 anos de sucesso. Inaugurado no dia 21 de junho de 1999, o Empório do Nono ganhou fama pelo chope tirado essencialmente com colarinho, acompanhado de porções e pratos tipicamente brasileiros com toque italiano, embalado por boa música brasileira.O restaurante foi um dos primeiros a lançar uma mesa de frios, com um balcão forrado com mais de 20 opções, como o enroladinho de abobrinha com tomate seco e queijo Minas, a partir das 17h até fechar. A casa conta com cardápio a la Carte de segunda a domingo. No almoço, são servidos pratos fixos do dia como o Virado à Paulista, de terça-feira ou a Costela assada no forno à lenha, lentamente, das 23h30 às 8h, servida de quinta-feira e aos domingos. Há, também, cinco pratos que variam com carnes, frango, peixes e massas. A pedida clássica servida diariamente e a qualquer hora é o PF do Nono, um “parque de diversões gastronômicas”, que leva picadinho de filé mignon, ovo frito, feijão preto entre outros, um “gostinho brasileiro” inspirado nos bares paulistanos. O Empório do Nono é um local que evidencia a comida, sem perder a história do bar, ideal para tomar chope, caipirinha e ouvir boa música. Há 20 anos o restaurante conta com uma nutricionista na elaboração do cardápio. À noite, os clientes contam com pratos e porções, como os bolinhos de abóbora com carne seca, de arroz, frango a passarinho e pastéis. Os sanduíches também têm sua vez, como o Piadina, lanche feito de massa fina de pizza. Para completar o cenário, a programação musical faz a diferença na casa às segundas e quintas.
ONDE: Av. Albino J. B. Oliveira, 1128, Barão Geraldo, (19) 3289-0041 ou (19) 99922-480. De segunda a quinta: das 11h30 às 23h. Sexta e sábado: das 11h30 à meia-noite. Domingo: das 11h30 às 16h. Site www.emporiodonono.com.br
Costelaria Carro de Boi
São 30 anos de uma história repleta de sucesso. Inaugurada em 1989, o local melhora a cada ano e garante um público fiel e bastante satisfeito com o serviço oferecido. Entregar o melhor atendimento possível é a meta do restaurante. Como o próprio nome já deixa claro, a costela é o carro-chefe na cozinha. O sabor diferenciado se dá pelo modo como ela é feita. São entre seis e sete horas de preparo, até atingir o ponto ideal. “Se trata de uma carne muito complicada de ser feita, não é como uma picanha. Então fazemos da melhor maneira possível, fica bem saborosa. A diferença é que a nossa costela é feita na brasa e não no bafo, isso faz com que o sabor fique bem diferente”, conta Alis Artur Coneglian, fundador da Costelaria Carro de Boi. Mas se engana quem pensa que não há outras opções no cardápio. Com o passar do tempo, a arte no preparo de outros cortes de carnes tradicionais e nobres foi aperfeiçoada. Hoje, a oferta tem alcatra, filé mignon, picanha e pirulito (filé de costela) que são de dar água na boca. Para os que preferem carne branca, também é possível pedir pintado na brasa ou costela de tambaqui. A ideia de montar a costelaria em Campinas veio por meio do irmão de Alis. Ao visitar a cidade de Bauru, se deparou com um modelo semelhante. No mesmo local, desde sua fundação, o restaurante tem capacidade para 140 pessoas em ambiente agradável e familiar, com ar-condicionado, música, manobrista, estacionamento gratuito e espaço kids. A Costelaria Carro de Boi também faz sucesso com a venda de marmitex, com um tempero pra lá de especial.
ONDE: Av. Aquidabã, 662, Bosque, (19) 3234-5141. Segunda a sábado, das 11h às 22h50. Domingo das 11h às 15h30.
Garden – Restaurante chinês
Carregado de história e de temperos originados do outro lado do mundo, o Garden constrói a sua história em Campinas desde 1982. O restaurante nasceu pelas mãos de um autêntico chinês, o senhor Chan, que deixou Xangai, sua cidade natal na China, para se aventurar em território tropical. Apaixonado por gastronomia, o Garden foi para Chan a maneira perfeita de manter viva a cultura de seu país. Desde 2014, o restaurante passou a ser administrado por seu sobrinho e família, os herdeiros responsáveis por um dos mais tradicionais pontos da culinária chinesa em Campinas. Com um cardápio à la carte inspirado na comida camponesa da China, o Garden valoriza o sabor legítimo de seus produtos. O happy family, por exemplo, possui legumes na chapa com pedaços de frango, lula e camarão. Além dele, o shimeji na chapa, que pode ser servido tanto como entrada como prato principal, também é sucesso entre a clientela. Para acompanhar, os vinhos e saquês garantem uma perfeita harmonia de sabores. Como sobremesa, as frutas caramelizadas é a sugestão da casa. Por se tratar de um ambiente movido a tradição, a decoração com móveis rústicos e elementos chineses é mantida em sua essência desde os tempos de Chan e pouco mudou ao longo do tempo. Tal conservação é vista com orgulho pelos administradores atuais, afinal, é o motivo pela qual a casa construiu, ao longo de quase 37 anos de história, uma verdadeira relação de fidelização com seus clientes. O público que frequenta o Garden é predominantemente mais velho e marca presença no local há anos, algo que certamente mantém um sorriso pleno no rosto de Chan: sinal de que o trabalho vem sendo bem-feito.
ONDE: Endereço: Rua Maria Monteiro, 1122, Cambuí. Funcionamento: De terça a domingo, no almoço, das 11h30 às 15h. No jantar, terça a quinta e domingo, das 18h30 às 22h. Sexta e sábado, no jantar, das 18h30 às 22h30. Telefone: (19) 3294-1744 e (19) 3254-6969
Armazém Cambuí
Em Campinas desde 1984, o Armazém Cambuí passou por uma metamorfose até se tornar o que é atualmente: um dos estabelecimentos gastronômicos mais completos da cidade. A partir de um pequeno mercado de frios, a casa foi conquistando o público com seu caráter familiar e hoje abriga, além de um empório com variados produtos, um gastropub que inclui refeições para café da manhã, almoço e jantar.
O menu da casa é inspirado nas culinárias brasileira e norte-americana. As opções para os pratos executivos, por exemplo, valorizam essencialmente os produtos nacionais: peixes, frangos e carnes trazem acompanhamentos como o arroz biro-biro, o purê de mandioquinha, legumes no vapor, e outras delícias. Como carro-chefe o Armazém traz o bacalhau do porto em lascas, servido com arroz e brocólis. Já a cozinha norte-americana é explorada principalmente nos sanduíches e porções, como as batatas com cheddar e bacon e os hambúrgueres de blends de carne bovina e steaks de frango.
Em um ambiente sofisticado e aconchegante, a casa possui um primeiro andar dedicado ao empório, que possui mais de 200 rótulos de vinhos e variados tipos de pães, queijos e bolos, e um segundo piso com mesas para a clientela. O estabelecimento reserva ainda a possibilidade de o público aproveitar toda a estrutura do restaurante para realizar coffee breaks, aniversários e casamentos. Para este segundo semestre, o Armazém prepara uma novidade que promete deixar as mesas da casa ainda mais concorridas: o primeiro rodízio de vinhos de Campinas.
ONDE: Endereço: Rua Dr. Vieira Bueno, 184, Cambuí. Funcionamento: De segunda a quarta, das 9h às 22h. De quinta a sábado, das 9h às 23h. Domingo, das 11h às 15h. Telefone: (19) 3255-4680 e (19) 3252-7640
China In Box
Cada vez mais em alta no Brasil, a culinária oriental tem despertado a curiosidade dos campineiros. Entre tantas opções em Campinas, uma das que mais se destaca pela qualidade no serviço e o capricho nos pratos é a China In Box. A unidade foi inaugurada em 1993 pelos amigos Fabio Iwamura, Rodrigo Yasumura e Claudio Ikeda, sendo a pioneira em delivery de comida chinesa na cidade, e a terceira de todas da rede China In Box, que atualmente conta com mais de 150 lojas espalhadas por todo o País. Por lá, são oferecidas várias opções da culinária chinesa, como o frango xadrez com legumes, rolinho primavera, e o carro-chefe, que é o tradicional yakisoba. Como sobremesa, se destaca a banana caramelada, e na parte das bebidas, o estabelecimento tem refrigerantes, cervejas, água e suco em lata. Todos os pratos são preparados com alimentos frescos, sempre no ato do pedido. O espaço físico do restaurante tem capacidade para 60 pessoas, em um ambiente familiar e acolhedor. Há também estacionamento no local e convênio com outro. O principal canal de atendimento, porém, é o delivery. Na plataforma Ifood, a loja tem a melhor avaliação de comida chinesa da região.
ONDE: Endereço: Rua Professor Gustavo Enge, 39, CambuÍ. Funcionamento: De segunda a segunda, no almoço, das 11h às 15h. No jantar, das 18h às 23h. Telefone: (19) 3254-5601
Don Cordero Grill & Gourmet
Sinônimo de sofisticação e bom gosto, o carré de cordeiro é apreciado no mundo todo e carro-chefe da casa, localizada em Vinhedo (SP). Considerada uma das carnes mais nobres, ganha o adjetivo de suculenta, macia e nutritiva. Além do carré, há diferentes versões servidas, como Paleta de Cordeiro, Cela de Cordeiro e Cordeiro Siciliano. Entre as cortes nobres de carne, em que predominam os especiais de parrilla, estão ainda o Short Rib, Bife de Chorizo, Tapa de Cuadril (picanha angus), Filé Mignon na Brasa, entre outros, compondo a linha degustação – a serem saboreadas no sistema rodízio ou à la carte. Essa seleção gourmet das melhores carnes do mundo é escolhida a partir das mais criteriosas criações de gado uruguaias, argentinas e europeias. Um buffet completo de saladas mediterrâneas, que prioriza verduras e legumes grelhados, antepastos, pães, queijos e pratos quentes, com massas frescas e bons azeites, acompanha as carnes. Peixes, como Salmão Parrillero e Saint Peter, também estão no cardápio. A refeição se completa com 170 rótulos de vinhos, selecionados criteriosamente nas melhores regiões viníferas do mundo. Compõe a adega cerca de três mil garrafas. O Espaço Bar do restaurante traz ainda uma variedade de drinques exóticos e cervejas artesanais.
ONDE: Rodovia Edenor João Tasca, 1507, Mirante das Estrelas – Vinhedo. De segunda a sexta-feira das 11h30 às 15h30 e das 18 à meia-noite. Sábado: das 11h30 à meia-noite e domingo das 11h30 às 17h. Telefone: (19) 3886 0850. Site: www.doncordero.com.br
Fogão Mineiro
Vó Sinha, matriarca de uma família proprietária de uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, é inspiração para o Fogão Mineiro, um dos expoentes de sucesso da cozinha típica mineira em Campinas. Em Sousas, o estabelecimento é administrado pelos netos da Vó Sinha e vem conquistando os campineiros amantes da culinária de Minas Gerais há 15 anos. Com elementos decorativos originados de sua antiga fazenda distribuídos pelas paredes do restaurante, a Vó Sinha também marca presença no cardápio da casa, onde é homenageada com algumas receitas de sua autoria. Por falar no menu do restaurante, o cardápio à la carte oferecido durante a semana traz, por exemplo, a costelinha da Vó Sinha, que chega à mesa escoltada por porções típicas da culinária mineira como arroz branco, mandiocas fritas, couve, farofa e vinagrete. Para quem preferir apreciar apenas os aperitivos enquanto se delicia com as cervejas e cachaças artesanais da casa, o torresmo à pururuca larga na frente na preferência entre os frequentadores do Fogão, sempre ao ponto. Para sobremesa, o doce de leite caseiro, o queijo com goiabada e aquele cafezinho feito na hora são as sugestões do Fogão Mineiro para fechar a refeição com chave de ouro. Nos fins de semana, o restaurante costuma receber ainda mais clientes, e assim um bufê repleto de pratos típicos de Minas Gerais feitos em fogão a lenha é a atração, deixando o público bem à vontade para apreciar as delícias. O ambiente também é destaque. Robustas mesas e cadeiras de madeira e artesanatos se espalham pela casa. O estabelecimento possui ainda uma capela ao fundo do restaurante que transforma o Fogão Mineiro em um pedacinho do Brasil rural em Campinas.
ONDE: Local: Estrada Sousas-Joaquim Egídio, km 01, Sousas, Campinas. Funcionamento: Terça a quinta: das 13h à meia-noite. Sexta e sábado: das 11h às 1h. Domingo: das 11h às 22h. Telefone: (19) 3258-6026 
Strog&Noff
Localizado no coração do Cambuí, o restaurante Strog&Noff completa 32 anos este ano e preserva sua essência. O carro-chefe do cardápio leva o nome da casa nas opções de filé mignon, frango, camarão e palmito. Para agradar a todas as preferências, são servidos três tipos de bufê: por quilo, à vontade e uma linha fit, na qual os clientes degustam salada à vontade e uma opção de grelhado. Todos os bufês oferecem, diariamente, mais de 20 tipos de saladas, queijos variados, antepastos, massas, os tradicionais strognoffs e peixes. Recentemente, foram inauguradas churrasqueiras com variados tipos de carnes e grelhados nobres. Além disso, o cardápio conta com cinco tipos de pratos típicos, servidos semanalmente, como comidas fit e funcional na segunda-feira, culinária árabe na terça-feira, a brasileira feijoada na quarta-feira, comida italiana na quinta-feira e, na sexta-feira, é a vez da gastronomia mexicana. O restaurante conta com um serviço de van na hora do almoço. No período de Inverno, são servidos o delicioso fondue e pratos à la carte, no jantar. A casa oferece ainda espaço para eventos, casamentos, mini weddings, aniversários, bodas e eventos corporativos, tudo em um ambiente estiloso e aconchegante.
ONDE: Rua Santos Dumont 494,- Cambuí, (19) 3294-6133. De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h. Aos sábados e domingos, das 11h30 às 16:00
Brasa D’Oro
Muita gente desconhece que o termo frango atropelado nasceu em Campinas e foi registrado pelo Brasa D’Oro. Foi em 1994 que Antonio José Scalabrini começou a vender seu famoso frango desossado grelhado. “Foi um cliente que se referiu ao prato como frango atropelado pois as faixas deixadas pela grelha lembram a marcas de pneu”, conta a filha Bruna Sigolo Scalabrini, que toca o restaurante junto ao pai. Bruna faz questão de lembrar que foi após uma matéria feita pela revista Metrópole (que antes se chamava revista do Correio) que fez o frango atropelado se popularizar e se tornar o queridinho das famílias da cidade. Um dos diferenciais do famoso prato é o segredo absoluto do tempero que só é revelado para os mais íntimos da família. O frango leva mais de 20 combinações de diferentes temperos. “E fica marinando a noite toda para depois ir para a grelha”, diz Bruna. Ele chega aos clientes em versões de frango atropelado quatro queijos, com alho, com bacon, tradicional, à francesa, com milho e outras delícias difíceis de resistir. O restaurante conta ainda com opções de cortes nobres de carnes, peixes, bacalhau, filé à parmegiana e o carré de cordeiro. Em breve, o Brasa D’Oro passa a oferecer um espaço para delivery que será instalado em frente ao restaurante.
ONDE: Rua Doutor João Arruda, 16 - Jardim Chapadão – Campinas, (19) 3242-9838 e (19) 3241-0037. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 11h às 15h30 no almoço e de terça a sexta-feira no jantar, das 18h às 23h. Aos sábados das 11h às 23h e aos domingos das 10h às 16h30. Nos feriados das 10h às 16h30 e das 18h às 23h.
Duo Bruschetteria & Cucina
Há 9 anos em Campinas, a Duo Bruschetteria & Cucina oferece ao público campineiro a oportunidade de embarcar na história da Itália, um dos países de maior destaque no mundo da culinária. Apreciar o gnocchi del duo, uma massa ao molho de gorgonzola com espinafre, o risoto funghi ou qualquer outro clássico do chef da casa, Erick Alsaro, atrelado ao ambiente rústico e aconchegante transformou o Duo em um pedacinho do país da bota no Cambuí. O chef Erick, inclusive, especialista na gastronomia italiana aproveita também suas experiências familiares para reproduzir seus pratos no restaurante.
O menu é tradicional, algo que não poderia ser diferente: a mini bruschette, por exemplo, é uma ótima pedida para entrada e é ainda uma marca registrada no menu, afinal, ajuda a nomear o estabelecimento. Além dele, o saboroso linguini carbonara é o carro-chefe entre os pratos principais e costuma ser um dos mais pedidos entre os frequentadores da casa. Para acompanhar, a adega de vinhos apesar de enxuta é muito bem elaborada, algo que garante à clientela a escolha perfeita para a harmonização dos pratos. Por falar nas opções de bebidas, o restaurante ganhou recentemente um novo espaço de bar, que promete ampliar ainda mais o cardápio de drinks.
O lugar é acolhedor e democrático, tanto que as mesas da casa costumam ser preenchidas desde jovens casais apaixonados até famílias completas com crianças, tios e avós. Sendo assim, uma coisa é certa: conhecer e apreciar os pratos da Duo Bruschetteria & Cucina representa a oportunidade perfeita para resgatar a história e tradição da Itália através do paladar.
ONDE: Endereço: Rua Gustavo Enge, 48, Cambuí. Funcionamento: De terça a sábado, das 18h30 à meia-noite. Domingo, das 12h às 16h. Telefone: (19) 3395-9699
Divino Gourmet
Um sonho em família que se tornou realidade. Esta é história do Divino Gourmet, que foi inaugurado em setembro de 2017 e traz para os clientes uma comida que, como o próprio nome deixa claro, é divina. Quem vai gosta tanto, que a principal propaganda do local é a famosa boca a boca.
"Minha família gosta muito de cozinhar e o sonho do meu pai sempre foi ter um restaurante, porém nunca teve oportunidade. Eu também tinha vontade de trabalhar na área de alimentos e num belo dia surgiu a oportunidade de comprar o restaurante de um amigo de infância", contou Fabiana Mascaro, uma das proprietárias, juntamente com Luis Mazzotini Gomes.
A casa oferece pratos à la carte, executivo e kids, com buffet de salada à vontade. Entre os campeões de pedidos estão: picanha mineira, t-bone, bife ancho e as parmegianas (berinjela, mignon, filé mignon, filé de frango e tilápia). Para beber, as opções são: suco de fruta natural, refrigerante lata e ks, água, cerveja, vinho e caipiroska. E depois de se deliciar com o almoço, ainda é possível aproveitar as sobremesas, com destaque para o brownie supreme, manjar divino e banana dos anjos.
A estrutura também é avantajada. O espaço é para 100 pessoas, com fácil acesso para estacionar junto ao restaurante, além de música ambiente. Por fim, entre os diferenciais do restaurante estão os elogios dos clientes, de que o sabor lembra a comida da avó, o copo gelado para servir o refrigerante e a cerveja, a farofa da casa, que é uma receita de família, e o molho de tomate rústico, produzido pelo próprio Divino Gourmet.
ONDE: Rua Itália, 493, Vila Andrade Neves. (19) 3381-5603 ou (19) 99667-5813. De segunda a segunda: das 11h às 15h.
Capitão Lounge & Grill
Um ambiente descontraído, com vista para o lago em seu deck e um bom espaço para curtir música ao vivo. Este é o Capitão Lounge & Grill, referência na culinária em Valinhos e região. Inaugurado em novembro do ano passado, o local se destaca pela variedade de espetos, além de deliciosas porções.
A ideia de abrir o restaurante surgiu de um desejo em comum de Hércules Rodrigues Fagundes com seu pai, e o projeto durou um ano até que tomasse forma. Após a inauguração, o sucesso foi instantâneo, e o público cresce a cada dia que passa. Por lá, é possível ver famílias, amigos e casais se divertindo.
O cardápio tem 25 tipos de espeto, sendo 17 tradicionais, como carne, frango e linguiça, e oito especiais, como picanha, salmão e cordeiro. Há ainda outras opções como de tulipa, pão de alho, queijo coalho, salsichão, fraldinha na mostarda e tilápia. Já quando o assunto são as porções, a calabresa acebolada, lanche boca de anjo, bolinho de mandioca e a polenta são de dar água na boca, bem como as coxinhas, que são muito pedidas.
As bebidas ficam por conta do tradicional chopp heineken, água, suco e refrigerante, enquanto o espeto de churros com doce de leite e o petit gateau se destacam entre as sobremesas.
O local tem um salão com 20 mesas, um deck com vista para o lago e 30 mesas, e na parte de cima são mais 10 mesas. De terça-feira, a música ao vivo é sertaneja e existe a promoção do chopp, de R$ 7,90, por R$ 4,50, que acontece somente neste dia. De quarta a sábado, a programação musical tem MPB, pop rock ou rock internacional. No domingo, que é quando atrai um público mais jovem, toca pagode. Aos finais de semana, o local também serve almoço com várias opções.
ONDE: Rua Domingos Tordin, 157, Jardim Santa Rosa, Valinhos. (19) 3327-5535 ou (19) 98962-0444. De terça a sexta: das 17h às 00h. Sábado e domingo: das 12h às 00h.
Outback Steakhouse
Com três unidades na cidade, a rede Outback Steakhouse faz sucesso em Campinas desde 2000, quando foi inaugurado o restaurante do Iguatemi Campinas, o primeiro da rede no interior paulista. Em 2009 chegou ao Parque D. Pedro Shopping e em 2014, ao Galleria Shopping. A rede Outback Steakhouse possui 99 restaurantes no Brasil, está presente em 39 cidades, 15 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Entre as inúmeras opções do amplo cardápio, uma boa sugestão de prato principal é o The Outback Special, o clássico Sirloin, miolo da alcatra, do Outback, preparado na chapa com sabor acentuado pelos temperos da casa. O cliente pode escolher entre um dos diversos acompanhamentos da rede, como a tradicional batata recheada – Homemade Golden Potato.
ONDE: Outback Iguatemi Campinas Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, (19) 3251-8350. De segunda a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta-feira, das 12h às 24h; sábado, das 11h30 às 24h; domingos e feriados, das 11h30 às 22h30
Outback Parque D. Pedro Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra, (19) 3756-9877. De segunda a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta-feira e sábado, das 11h30 às 24h; domingos e feriados, das 11h30 às 22h30
Outback Galleria ShoppingRod. D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, (19) 3207-1509. De segunda a quinta-feira,das 12h às 15h e das 17h às 23h; Sexta-feira e sábado,das11h30 às 24h e domingos e feriados, das 11h30 às 22h30
Vitória Hotel Concept Campinas
Localizado no charmoso bairro Cambuí, o Vitória Hotel Concept Campinas é o maior empreendimento da Rede Vitória Hotéis, com academia, biblioteca, piscina, spa, heliponto, mezanino, sala de convenções e hall de eventos. Na parte térrea estão localizados três restaurantes do complexo gastronômico administrados pela rede. Uma das casas é o Bellini Ristorante, comandado pela Chef Cristina Róseo, é referência em gastronomia mediterrânea há mais de 15 anos. No menu entradas especiais, massas frescas, carnes e peixes e carta de vinhos para harmonizarcom rótulos nacionais e internacionais. Uma das novidades é o raviolini de figo e queijo de cabra com mel de trufas. Outra dica é o fettuccine de espinafre que vai à mesa com molho alfredo de queijo pecorino e lascas crocantes de costela. Para os apreciadores de carne a sugestão é o Prime Rib de Black Angus na brasa. E de sobremesa o duo de maracujá e chocolate 70%. Com coulis de frutas vermelhas. Já o Esquinica Natural, é uma ótima opção na hora do almoço para quem busca uma alimentação saudável e para os adeptos de dietas equilibradas, e de noite funciona como espaço de eventos.A casa serve um buffet de segunda a sábado rico em saladas e grãos diversos. A seleção contempla preparações veganas e vegetarianas. Além de tortas especiais e proteínas grelhadas como o frango com crosta de quinoa e a pescada-marela com redução de laranja. Outro diferencial são os sucos funcionais e sobremesas à parte como o torta integral de banana. No Kindai, o tradicional e o contemporâneo convivem em perfeita sintonia com receitas típicas da culinárias japonesa. No almoço é montado um buffet composto de opções de salada, entradas como o camarão e kani na Panko, sushis diversos, receitas quentes, três tipos de sobremesa como o pudim de leite e a opção de incluir o sashimi à vontade. Disponível somente no jantar, o festival aparece em duas versões, o Kindaie o Festival Premium, com um menu mais completo, composto de itens diferentes, entre sushis, sashimis e pratos quentes, como as lulas e os camarões na chapa com alho e manteiga de ervas e a barriga de salmão fatiada servida com molho (Usuzukuri). À la carte, o cliente encontra a Dupla de Niguiri de Vieira, o Sashimi Maçaricado, fatias de salmão aquecidas com maçarico, azeite de trufas e flor de sal e receitas com polvo como o Tako no Tartufo, fatias de polvo servidas com azeite de trufas, limão siciliano e flor de sal. A casa ainda dispõe de combinados lowcarb e vegetariano. O espaço kids do hotel atende os três restaurantes. Nele todas as atividades são monitoradas e funciona de sexta à noite, sábado e domingo.
ONDE: Endereço: Av. José de Sousa Campos, 425, Cambuí, Campinas, (19) 3755-8027 ou (19) 99797-0771. 
Bellini Ristorante: Almoço De segunda a sábado das 12h00 às 15h00. Domingo das 12h00 às 16h00. JantarDe segunda a quinta das 19h00 às 23h30. No sábado das 19h00 às 24h00. Site:http://www.belliniristorante.com.br/Instagram:@belliniristorante. 
Esquinica Natural: De segunda a sábado das 11h30 às 15h30. Site: http://esquinicanatural.com.br/Instagram: @esquinicanatural. 
Kindai: AlmoçoDe segunda a sexta das 11h30 às 14h40. De sábado, domingo e feriados das 12h às 15h30. JantarDe segunda a domingo das 19h00 às 23h30. Site:http://www.kindai.com.br/Instagram: @kindaicampinas
Manihi Sushi
Com a proposta de explorar a diversidade da culinária japonesa contemporânea, o Manihi Sushi chegou a Campinas há pouco mais de um mês e promete conquistar os amantes da gastronomia oriental. A inspiração para um menu caprichado e repleto de iguarias vem da ilha Manihi, que inclusive nomeia a casa. A beleza de tal arquipélago, localizado na Polinésia Francesa, conquistou os fundadores do restaurante que espelham a beleza do lugar em uma variedade de peixes e outros ingredientes.
O carro-chefe da casa é o prato combinado, que traz além dos tradicionais sashimi de atum, peixe branco e polvo, o jou de salmão com vieiras e ovas de peixe-voador e o de atum com foagra, dentre outras delícias. Para acompanhar, a casa aposta em alguns coquetéis bem refrescantes como o segredo do sake, que leva saquê, curaçau blue, suco de abacaxi e mel de gengibre.
Em um ambiente moderno e minimalista, o Manihi sushi possui uma área interna espaçosa e bastante confortável para apreciar os rodízios da casa, enquanto o lounge no espaçoso externo é perfeito para experimentar os drinques do cardápio. O atendimento é exclusivo e diferenciado, com um sistema de vallet que oferece toda segurança para a clientela aproveitar o que a Manihi tem de melhor para oferecer.
ONDE: Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 540, Cambuí. Funcionamento: de segunda, das 12h às 15h e das 19h às 23h. De terça e quarta, das 12h às 15h e das 19h às 23h30. Quinta, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite. Sexta, das 12h às 15h e das 19h à 0h30. Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h30. Domingo das 12h às 22h. Telefone: (19) 3381-7627
Villani Restaurantes
O Villani Restaurantes se tornou referência para os campineiros que buscam qualidade e variedade na alimentação do dia a dia. Atualmente, a casa conta com 10 unidades espalhadas na região de Campinas. Fundada na década de 1960, a história começou com um pequeno armazém criado por Alberto Villani, que veio a se tornar um restaurante em 1980. Ganhou fama graças aos sorvetes artesanais, fabricados até hoje, e, claro, ao cardápio de primeira linha. Hoje, a casa conta com serviço self-service, recheado de opções saudáveis e balanceadas, diariamente. A variedade é ampla e conta com 15 pratos quentes e 15 frios. Entre os destaques, o bolinho de camarão feito no capricho por uma das proprietárias mais antigas da casa, Maria Villani, que coordena a equipe da cozinha, na unidade do Taquaral. A iguaria é o carro-chefe de todas as casas da rede, para as quais são produzidos 2.500 bolinhos por semana. Carnes, frangos, saladas, massas, salgados e porções como pastéis completam o bufê. Para fechar com chave de ouro, as sobremesas e os famosos sorvetes da marca completam a visita.
ONDE: Matriz Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 598, Taquaral, (19) 3255-2387. A casa conta com mais nove unidades
Famiglia Gianni Ristorante
O restaurante Famiglia Gianni Ristorante funciona há quatro anos e as massas são todas feitas artesanalmente com produtos de qualidade e muito capricho. O local conta também com risotos, carnes, frutos do mar, sobremesas típicas e um delicioso buffet de antepastos. Há também uma robusta adega de vinhos, com rótulos que harmonizam muito bem com os pratos oferecidos pela casa. Para o preparo das massas, o proprietário montou uma pequena fábrica ao lado do restaurante. O sucesso foi tão grande que ele passou a fornecer as massas para serem consumidas em casa. “Muitas pessoas acabam comprando nossos produtos para preparar uma refeição especial em casa, reunir os amigos e a família”, conta o proprietário Tiago Gianni, que se espelhou em um restaurante de São Paulo para abrir a casa em Campinas. Com 140 lugares em seu espaço, os comensais podem optar por delícias como camarão San Jacques e risoto ao funghi, o tradicional gnocchi da sorte, um delicioso black Angus grelhado ao molho de alecrim, um suculento carré de cordeiro, um gnocchi Carolina, um polpetone acompanhado de uma massa fresquinha ou o famoso filé do liminha. A casa trabalha com delivery.
ONDE:R. Pedregulhos, 27 - Chácara da Barra, Campinas. Funcionamento de terça, quarta, quinta, sexta das 9h às 23h30, sábado das 9h a meia-noite e domingo das 9h às 17h. Telefone: (19) 3294-2087. Site: www.famigliagianni.com.br
A Quinta do Marquês
“Uma casa portuguesa com certeza”. Tal ditado é histórico e se aplica perfeitamente na Quinta do Marquês. Afinal, o restaurante inaugurado em fevereiro de 2014 em Campinas constrói sua trajetória no Brasil desde 1964, ano em que o imigrante português Albino de Oliveira Nunes saiu do Vale da Pedra, vilarejo localizado próximo à cidade de Coimbra em Portugal, rumo ao Brasil. Em terras canarinhas fundou em 2009 a primeira unidade da Quinta do Marquês, em São Roque, município do interior de São Paulo, prometendo um novo padrão gastronômico para a região. Assim, a Quinta traz em suas raízes portuguesas um cardápio à la carte, com receitas de dar água na boca como o leitão à bairrada: um dos pratos mais saborosos da casa. Além dele, o bacalhau, o polvo, a parmegiana especial e outras delícias da terrinha aproveitam o fogão a lenha e os profissionais com anos de experiência para conquistar a clientela. Um bufê self-service também é opção para aqueles que buscam uma refeição rápida. Com uma grande estrutura, o restaurante abriga além de espaços para almoço e jantar, uma padaria e uma lanchonete com variados tipos de pães, baguetes, pão de queijo, bolos tradicionais e é claro, o autêntico pastel de Belém. Além disso, um empório com diversos rótulos de vinhos nacionais, importados e de marca própria. Tudo em um lugar com ambiente seguro e agradável.
ONDE: Endereço: Rua Antônio Tepedino Pagaro, 20, Jardim Eulina, Campinas. Funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h. Telefone: (19) 3743-3030
Ristorante Laura e Francesco
Comandado pela chef Laura Vezil Bonaiuti e seu filho, Francesco Bonaiuti, o Ristorante Laura e Francesco está localizado num charmoso espaço, em Valinhos, que remete à Itália. Para os amantes da alta gastronomia italiana, o local oferece opções tentadoras. A família chegou a vir para o Brasil na década de 1970, mas retornou à Itália. Depois, em 1993, se mudaram para São Paulo e acabaram em Valinhos, em 1995. Passado um tempo tiveram a ideia de abrir o restaurante que resgata costumes e tradições de sua terra natal. Uma das novidades da casa é o Bomboloni di mascarpone tartufato (uma saborosa pasta fresca artesanal recheada com queijo mascarpone ao molho de creme de leite fresco e tartufo nero). A preciosa massa em formato de bala Caramelle (recheio de carnes e queijos com molho, funghi, borrifada com azeite trufado) está no cardápio desde a inauguração. É considerada uma verdadeira obra de arte bolonhesa. Para quem gosta de um prato leve a dica é provar o Solari al Limone (massa artesanal com formato de sol, recheada com mix de queijos e raspas de limão siciliano com molho pomodoro rústico). Quer se sentir ainda mais na Itália? Não deixe de provar as sobremesas, entre elas, o tiramissu e os semifreddos como, por exemplo, o semifreddo di Amaretto que leva, além do sorvete à base de creme de leite fresco, biscoito Amaretto italiano, vinho e calda de chocolate. Outras opções levam frutas vermelhas e chocolate. Para os apreciadores de café a dica é provar o affogato que une duas paixões: o café e o sorvete.
ONDE: R. Martinho Leardine, 326 - Chácaras Silvânia, Valinhos, (19) 3849-6714. Funcionamento do almoço quarta, quinta e sexta-feira das 11h30 às 14h30 e aos sábados e domingos das 12h às 15h30. Jantar na quinta, sexta e sábado das 19h as 23h30. Site: ristorantelauraefrancesco.com.br
Romanos
Quem gosta de apreciar uma legítima pasta vai encontrar no Romanos um local que respeita as deliciosas tradições centenárias. E apreciar toda a diferença de um prato servido com massas frescas regadas generosamente com os molhos mais variados, todos preparados unicamente a partir de tomates naturais maduros e selecionados. Quem conhece sabe a diferença que faz ao paladar a textura de uma massa fresca feita com todo o carinho artesanal. Fundado em 1998, o restaurante prima por garantir que a distância da verdadeira cozinha italiana até a mesa do cliente não seja grande. Ao contrário. É exatamente nesse curto percurso que existe uma longa história de arte, de sabores e de dedicação à culinária das mais variadas regiões da Itália. Tanto no almoço executivo como num jantar romântico, ou mesmo em um alegre e delicioso encontro familiar no fim de semana, os ambientes são aconchegantes e ricos em detalhes para tornar esses momentos mais gratificantes, mais agradáveis. A sugestão do chef da casa é um linguini, uma variação do tradicional spaghetti, finalizado com um legítimo queijo Grana Padano, vindo da Itália. Não por acaso este prato no Romanos se chama Imperador.
ONDE: Avenida Coronel Silva Telles, 620 – Cambuí. Fone: (19) 3254-5858.De segunda e terça, das 11h30 às 15h, e no jantar das 18h30 às 23h. Quarta e quinta das 11h30 às 15h, e no jantar das 18h30 às 23h30. Sexta e sábado das 11h30 às 15h e das 18h30 à 0h30.
Saiko Lamen
Saiko Lamen, fundada em outubro de 2018, é uma casa especializada em comida japonesa tradicional e muito bem feita. A casa é especializada em um dos pratos mais famosos da culinária oriental chamado Lamen, uma combinação de sopa e macarrão, que pode ser feito com carne de porco, de boi, de frango ou até vegetariano. “Buscamos ser um restaurante diferenciado com cardápio bem variado em pratos quentes da culinária japonesa, sendo especializada em Lamem”, conta Alexandre Hirai. Oferece também sushis e yakisobas em um ambiente tranquilo e familiar. O restaurante trabalha com porções, rodízio, sobremesas e bebidas. Os peixes usados no preparo dos pratos são frescos, o que contribui para oferecer um sabor único e especial às receitas. No cardápio, é possível encontrar arroz japonês, saladas, legumes cozidos, sunomono e missoshiru. Dentre as sobremesas especiais estão o moti de sorvete, tempurá de sorvete e o choux cream. A casa trabalha também com delivery.
ONDE: Rua Dr. Emílio Ribas, 1311, Cambuí, Campinas. Telefone: (19) 3326-9093. De terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h, para almoço e das 19h às 23h para o jantar. No sábado o horário é das 11h30 às 15h e das 19h às 23h. Já no domingo funciona das 11h30 às 15h e das 19h às 22h. 
Assim Assim & Assado
Inspirado na escola gaúcha de fazer churrasco, o Assim Assim & Assado está em Campinas há 11 anos conquistando a clientela com um restaurante que respira tranquilidade. A maior parte do ambiente é ao ar livre, onde as árvores e plantas da região de Sousas tomam conta do local. As mesas são de madeira, daquelas bem antigas que remetem ao bom e velho almoço na roça. O chef da casa, Daniel Padovani, inclusive, serve suas criações em pratos de alumínio para aqueles clientes que desejarem mergulhar de cabeça em uma refeição carregada de simplicidade e muito sabor. Afinal, as costelas e picanhas do Assim Assim & Assado possuem qualidade inigualável. Um dos carros-chefe do restaurante, por exemplo, é a costela no bafo acompanhada de aipim cozido. Para acompanhar as caipirinhas e caipiroscas são sucesso de público. Com base em uma cachaça mineira artesanal, o menu possui mais de 20 opções, como as de carambola com manjericão e de chocolate branco com morango. Para as sobremesas, as atrações do cardápio são os tradicionais romeu e julieta, cocada e arroz-doce. Aos sábados, o show de uma dupla sertaneja anima o público e traz canções tradicionais da moda de viola. Um elemento que contribui para manter o clima simples e agradável da casa.
ONDE: Endereço: Av. Mário Garneiro, 450, Sousas.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 14h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.
Telefone: (19) 3258-8367

Escrito por:

Da Redação da Metrópole