Publicado 23/08/2019 - 11h21 - Atualizado 23/08/2019 - 14h36

Por Yasmin Rachid/Especial para a AAN

Na mostra, é possível conferir alguns trabalhos da 'nova guarda' da fotografia

Divulgação

Na mostra, é possível conferir alguns trabalhos da 'nova guarda' da fotografia

Para marcar as ações pelo Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 18 de agosto, abriu no Shopping JK, na Capital, no último dia 21, a 13ª edição da SP-Foto - Festival Internacional de Foto de São Paulo - , que prossegue até domingo, dia 25, durante o mês da fotografia, técnica de registro de imagem criada pelo francês radicado em Campinas, Hercule Florence. A equipe do Correio Popular esteve na inauguração a convite do Iguatemi e do Galleria Shopping.
A Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi com as principais galerias deste mercado artístico, como a Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria e Vermelho. Estreiam este ano Almeida e Dale (São Paulo), Galeria Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).
Este ano, o evento conta com as presenças internacionais de Barbara Tennenbaum, curadora de fotografia do Museu de Arte de Cleveland, que vem ao Brasil pela primeira vez especialmente para a SP-Foto; Margot Norton, do New Museum (EUA); Julieta González, diretora artística do museu Jumex (Cidade do méxico); e Sophie Hackett, curadora de fotografia do Art Gallery of Ontario (Canadá). Simon Baker, ex-Tate Gallery (Londres) e atual diretor da Maison Européenne de la Photographie (Paris), que esteve presente na 11ª edição da SP-Foto, retorna ao Brasil para aprofundar sua relação com a cena artística local.
"Oito editoras estão expondo trabalhos de fotógrafos. Esse ano temos um recorde de galerias e de presença de curadores estrangeiros. Todos os anos desde a primeira edição, a gente sempre convida curadores estrangeiros, críticos de instituições para visitarem o país no programa que a gente chama de imersão profissional, e nesse programa a gente faz uma agenda para que visitem galerias e museus" , disse Fernanda Feitosa, criadora da SP-Foto.
Nesta edição, o shopping inaugura seu novo espaço de evento, o Cubo JK, onde recebe nesta sexta-feira e no domingo ativações, bate-papos com fotógrafos, curadores e especialistas nacionais e internacionais sobre temas da fotografia contemporânea e moderna.
Pina no JK
O Shopping JK também fez uma parceria com a Pinacoteca de São Paulo, para a exposição Pina no JK, com obras do acerco do museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Até 15 de outubro, o projeto apresenta uma série de fotografias dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro, no 1º e 2º piso do Shopping JK Iguatemi. Essa parceria do JK Iguatemi com o museu faz parte do projeto #PinanoJK, que acontece pelo segundo ano consecutivo no empreendimento. Confira a programação completa do evento em http://www.iguatemi.com.br/jkiguatemi.
A apresentação das obras no JK Iguatemi faz parte do Art Program, projeto que apresenta de forma permanente e itinerante obras de grandes artistas nacionais e internacionais da coleção Iguatemi. "É motivo de grande satisfação promover, em um único espaço, a união de universos aparentemente distintos, mas que possuem total sinergia. Expor obras do acervo de um dos principais museus brasileiros nos corredores do shopping é a possibilidade de impulsionar a cultura em nosso país", afirma Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.
AGENDE-SE
O quê: SP-Arte Foto 2019
Quando: Até domingo, de hoje a sábado, das 14h às 21h; e domingo, das 14h às 20h
Onde: Shopping JK Iguatemi, 3º piso (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia, São Paulo)Quanto: entrada gratuita
O que: Projeto Pina no JK Iguatemi
Quando: 13 de agosto à 15 de outubro (Segunda-feira à sábado das 10h às 22h e Domingo das 11h às 22h)
Onde: JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia, São Paulo)
Quanto: entrada gratuita

Escrito por:

Yasmin Rachid/Especial para a AAN