Publicado 18/08/2019 - 16h37 - Atualizado 18/08/2019 - 16h37

Por Gilson Rei

Novo equipamento esportivo totalmente remodelado pelo DCE da Facamp

Leandro Torres/AAN

Novo equipamento esportivo totalmente remodelado pelo DCE da Facamp

Uma ação social a ser copiada e colada na sociedade começa a colher os primeiros frutos. Por meio de um projeto social, estudantes da Facamp (Faculdades de Campinas) vão entregar hoje uma quadra poliesportiva nova para cerca de 600 crianças da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
A ação surgiu com objetivo de incentivar a prática esportiva e desenvolver uma vida saudável na comunidade e, ao mesmo tempo, estreitar os laços entre universitários da Facamp e alunos da rede estadual de ensino para projetos futuros.
Para realizar esse projeto, foi necessário fazer uma reforma na quadra poliesportiva - que exigiu investimentos de R$ 100 mil. A obra foi totalmente custeada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Facamp, que destinou sua verba de projetos internos para aplicar na comunidade.
Entre os integrantes da agremiação estão Ana, Pedro e Victor (ao centro da esq. para a dir.)
Segundo um dos integrante do DCE da Facamp, Victor de Melo Freire Rosilha, a quadra poliesportiva estava em condições inadequadas para os alunos e muitas das crianças do local não têm outras opções para a prática do esporte. “Além de disponibilizar um espaço para o esporte para as 600 crianças da escola, os pais e a comunidade em geral da região poderão utilizar o espaço nos finais de semana, quando a escola abre para atividades com a comunidade”, disse Rosilha.
Pedro Branco, integrante do DCE, afirmou que o investimento contemplou a concretagem do piso, pintura das linhas de demarcação, reforma dos alambrados e instalação de oito refletores de LED. Além disso, o DCE colocou tabelas de basquete, rede de voleibol, traves de futebol, além de ter realizado a construção da arquibancada, a troca e a pintura das estruturas metálicas. Finalmente, houve a instalação de câmeras de monitoramento e a colocação de um portão eletrônico no acesso ao estacionamento.
O valor de R$ 100 mil para a obra veio por meio das mensalidades que os alunos dão ao DCE para realização de demandas e projetos dos estudantes da Facamp, dentro ou fora da universidade. “Havia uma demanda dos estudantes, que pretendiam ter um espaço a mais para a prática do esporte. Além disso, alguns estudantes pretendiam estabelecer projetos de educação junto à sociedade, para fora do campus”, disse Rosilha.
Ana Eliza Silveira Weissmann Teles, presidente do DCE da Facamp, afirmou que diante dessa demanda, surgiu a ideia de criar um projeto social, unindo estas duas demandas. “Os alunos da escola vão utilizar durante o dia e os alunos da Facamp no período da noite”, disse. “Além disso, existe uma demanda para novos projetos dos estudantes da Facamp com os alunos da escola estadual, como projetos de vida saudável entre outros”, afirmou.
Enzo Martins, aluno da 7ª série, aprovou a ação social. “Foi show. Agora tem uma quadra maravilhosa para jogar futebol com os amigos na escola e até nos finais de semana”, comemorou.
Os integrantes do DCE decidiram em reunião procurar uma escola com quadra poliesportiva em condições inadequadas para reformar e ajudar os alunos da escola. “Ao mesmo tempo, a ideia foi de abrir o espaço para os alunos da Facamp, que poderão utilizar a quadra no período noturno,” finalizou Ana.

Escrito por:

Gilson Rei