Publicado 22/07/2019 - 15h08 - Atualizado 22/07/2019 - 15h19

Por Diego Cunha

A vendinha com produtos legitimamente gaúchos costuma fazer sucesso com a clientela

Leandro Ferreira/AAN

A vendinha com produtos legitimamente gaúchos costuma fazer sucesso com a clientela

A gastronomia da região sul do Brasil ganhou recentemente um novo representante em Campinas, o Empório Sabores da Serra. Inaugurado há pouco mais de um mês no Cambuí, o estabelecimento traz ao público campineiro a oportunidade de conhecer uma culinária que vai muito além do churrasco. Afinal, trata-se do expoente mais famoso da cozinha gaúcha.
A casa possui logo na entrada uma vendinha com produtos originados do Rio Grande do Sul: schimias, tradicionais geleias alemãs em variados sabores, biscoitos artesanais e sem gordura vegetal, os wafers, doce de inspiração holandesa, compotas de doces de figo, abóbora, dentre outras delícias. Além disso, o espaço abriga algumas mesas para os clientes aproveitarem um cardápio com cafés, vinhos, espumantes, porções e sanduíches. Ao descer alguns degraus, um ambiente amplo com um teto retrátil que se abre para aquecer os clientes com a luz solar nos dias de frio, e uma lareira ao fundo do ambiente: tentativa de remeter a atmosfera das serras gaúchas.
Em tal local, a casa oferece seu carro-chefe: o café colonial gaúcho. Servido apenas nos fins de semana das 11h às 16h, o café possui mais de 32 opções de pratos doces e salgados incluindo um galeto assado com polenta (receita ao lado), um strudel de maçã, e diversos tipos de pães, bolos e queijos. Uma alternativa é o cardápio executivo, que durante todos os dias, das 11h às 15h, traz por exemplo, o risoto caprese e a costelinha de porco, pratos que costumam fazer sucesso entre a clientela.
 
Receita
Galeto assado com polenta
Ingredientes
- 1 galeto (850 gramas)
- 130 g de manteiga
- 2 folhas de louro
- 400 g de base de polenta cremosa
- 100 g de queijo muçarela
- 150 g de creme de leite
- 10 g de sal
 
 
Para a base de polenta:
- 300 g de fubá
- 500 g de caldo de legumes
- 200 g de manteiga
- 800 ml de água
- 15 g de sal
Modo de Preparo:
Primeiramente prepare a base da polenta: em uma panela grande, misture os ingredientes e cozinhe por cerca de 35 min em fogo moderado. Em seguida, dissolva essa base com creme de leite em fogo médio, e adicione o queijo muçarela e 100g de manteiga. Cozinhe por 7 minutos. Feito isso, corte em tiras e frite em óleo quente. Para o galeto, divida-o ao meio e após desossá-lo, tempere com 30 g de manteiga e sal. Aqueça uma frigideira com óleo em fogo alto e sele por 5 minutos de cada lado.
Sabores da Serra
Local: Rua Antônio Lapa, 402, Cambuí, Campinas
Funcionamento:
Segunda a sexta: das 8h às 19h
Sábado e domingo: das 8h à 16h
Telefone: (19) 3239-6151

Escrito por:

Diego Cunha