Publicado 22/07/2019 - 15h01 - Atualizado 25/07/2019 - 15h50

Por Fábio de Mello


Fábio Mello/AAN

Os frequentadores de bares sofisticados que me desculpem. O melhor boteco para mim é aquele simples e discreto, onde o dono me chama pelo nome e serve minha cerveja favorita antes de anotar o pedido. Entre os que frequento, o Espetinho das Meninas é o que me deixa mais à vontade, como se estivesse num prolongamento da minha casa. Quem leva o crédito por manter o ambiente tão acolhedor e aconchegante é a dupla Marlene e Nê, que comanda a bodega e atende cada cliente com muito carinho desde a sua fundação há quase doze anos. O esmero e afeto das duas podem ser notados em cada pedido, a começar pelos ingredientes, fornecidos por produtores locais, como a mandioca, que é colhida num sítio da região.
A dupla Marlene e Nê trata os frequentadores pelo nome e mimam tudo que sai da cozinha, como a mais nova criação: uma deliciosa sardinha empanada, frita e acebolada no ponto certo
Há cerca de quatro meses, Nê sofreu um acidente e o espeto chegou a ficar fechado por um tempo. Neste começo de julho, mesmo sem estar totalmente recuperada, a valente cozinheira retomou seu posto e ainda acrescentou algumas novidades ao cardápio, como a deliciosa sardinha empanada, frita e acebolada, muito sequinha e saborosa, aprovada com louvor.
Apesar de contar com uma boa variedade de espetos, a casa ainda oferece porções de peixes: porquinho, tilápia, lambari, manjubinha e a minha favorita costelinha de pacu, que elas mesmas pescam durante os dias de folga.
O duo também prepara caldos de mandioquinha com carne seca, feijão, mocotó, canjiquinha com suã de porco e canja de galinha, perfeitos para dias gelados.
Para molhar a goela, além da cerveja gelada, o botequim conta com um arsenal de cachaças de alambique de vários sabores, que vão dos convencionais banana, cravo e canela, mel com umburana, até pequi e quebra-facão. Recomendo a tradicional caipirinha de pinga com limão, com um chorinho de ternura das meninas e pouco açúcar. Saúde!
ONDE
Espetinhos das Meninas
Rua Pedro Anderson, 574 - Taquaral, Campinas. Aberto de terça-feira a sábado, das 18h às 23h.
Essa é boa!
O bêbado burro
Um bêbado estava andando na rua chutando uma garrafa de pinga vazia, todo grilado, porque a bebida tinha acabado.
Daí, por sorte, encontrou uma lâmpada de um gênio e resolveu chutar também. Saiu o gênio e falou:
- Você tem direito a três desejos, pode pedir o que quiser...
Ele olhou para a garrafa de pinga vazia e falou:
- Quero uma garrafa de pinga que nunca acabe!!!
- Isso é muito fácil de realizar. Pimba!!!!! Apareceu a garrafa que ele pediu. Ficou bebendo a pinga por um tempão, e a pinga nada de acabar.
O gênio já impaciente!
- Faltam dois pedidos, o que vai querer?
O bêbado, todo contente...
- Quero mais duas dessa!!!!!

Escrito por:

Fábio de Mello