Publicado 07 de Junho de 2017 - 21h08

Por Alenita Ramirez

Nova unidade no Shopping Parque das Bandeiras tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia

Leandro Ferreira

Nova unidade no Shopping Parque das Bandeiras tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia

Campinas é a terceira cidade no Brasil com o maior número de emissões de passaportes, perdendo apenas para a as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na área de atuação da Delegacia da Polícia Federal (PF) em Campinas estão em operação quatro postos de emissão — Maxi Shopping de Jundiaí, Polo Shopping, em Indaiatuba, Shopping Parque das Bandeiras e Aeroporto de Viracopos, em Campinas —, que emitem todos os meses ao menos 10 mil documentos. A unidade do Parque das Bandeiras foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira .

“Você sabe por que as pessoas tiram passaporte? Fizemos uma pesquisa e descobrimos que nem todos que tiram passaporte vão viajar, mas porque consideram um documento importante”, disse o delegado da PF em Campinas, Paulo Vibrio Júnior. Segundo ele, “ter o passaporte significa liberdade de locomoção. E também expressa a nacionalidade das pessoas, sem contar que garante ao governo, que ele pode entrar e sair de outro país”, frisou.

Diariamente, no posto do Parque das Bandeiras são emitidos 300 passaportes e realizados 300 atendimentos. A unidade começou a funcionar em dezembro do ano passado em caráter experimental e a cerimônia de inauguração só aconteceu na manhã desta quarta com a participação de diversas autoridades da cidade e região. A unidade do Campinas Shopping foi desativada.

A transferência do posto atende a uma padronização dos sistemas da PF, e a escolha do novo local foi realizada mediante licitação. O posto ocupa uma área de 207 metros quadrados, onde trabalham 17 pessoas. Segundo Vibrio Júnior, há ainda uma previsão de aumento gradativo nos atendimentos e confecção de passaportes. “Os aumentos ocorrem conforme melhora a crise e também em períodos de férias. Mas este posto tem capacidade para atender até 500 pessoas para emissão por dia”, disse.

De acordo com o delegado, atualmente a demora para emissão é, em média, de cinco dias. E para o agendamento, em torno de 10 dias.

Para solicitar o passaporte é preciso antes entrar no site da Polícia Federal, preencher os dados e recolher a guia de pagamento da taxa.

No site é feito também o agendamento para o solicitante ir ao posto para a conferência dos documentos e coleta de dados biométricos. “É importante frisar que não há necessidade de despachante. Qualquer dúvida é só procurar o posto ou ligar nos números que tem no nosso site”, disse o delegado.

“Campinas atende 60 municípios da região. Sem contar que este posto está em uma região populosa, que é a do Campo Grande e Ouro Verde. Isso mostra que temos um volume grande de pessoas, e para atendermos nossa população bem, temos que ter uma estrutura adequada”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB). 

Serviço

A taxa para emissão do passaporte é de R$ 156,00. O Shopping Parque das Bandeiras fica na Avenida John Boyd Dunlop, n <SC210,186> 3.900, no Jardim Ipaussurama. O acesso ao posto da PF é feito pela porta de entrada “E” no estacionamento do centro de compras. O horário de atendimento agendado para tirar passaportes é das 7h30 às 17h, e para a entrega do documento pronto, entre 10h e 17h (sem necessidade de agendamento, após o prazo estipulado).

O agendamento eletrônico para emissão de passaportes pode ser feito pelo site da PF www.pf.gov.br, onde você escolhe a unidade para tirar o documento. O posto de emissão no Aeroporto de Viracopos continua em operação.

Escrito por:

Alenita Ramirez