Publicado 06 de Junho de 2017 - 21h14

A inauguração prevê um aumento gradativo nos atendimentos e confecção de passaportes

Carlos Sousa Ramos

A inauguração prevê um aumento gradativo nos atendimentos e confecção de passaportes

A Polícia Federal inaugura oficialmente nesta quarta-feira o novo Posto de Emissão de Passaporte localizado no Parque das Bandeiras Shopping. A unidade já atende à demanda da região e também o público que era atendido pelo posto do Campinas Shopping, que foi desativado. Um evento reunirá autoridades regionais no local para marcar a abertura do serviço.

A unidade estava funcionando em caráter experimental desde o final do ano passado. A transferência se deve a uma padronização do órgão estadual. Os postos devem funcionar em shoppings e há requisitos que devem ser obedecidos pelos centros comerciais. Houve um processo licitatório por São Paulo e o Campinas Shopping, onde estava o serviço, não participou. O Parque das Bandeiras venceu a concorrência.

A inauguração prevê um aumento gradativo nos atendimentos e confecção de passaportes. A nova unidade tem uma área de 207 m² e trabalham no novo local 17 pessoas. São efetuados aproximadamente 300 agendamentos diários e 300 passaportes entregues.

O horário de atendimento agendado de passaportes é das 7h30 às 17h. A entrega dos documentos é feita das 10h às 17h, sem necessidade de agendamento, após o prazo estipulado.

A Delegacia de Polícia Federal em Campinas, que atende uma área com 60 municípios e com cerca de 4,5 milhões de habitantes, possui outros três Postos de Emissão de Passaportes, um no Aeroporto Viracopos; outro em Indaiatuba, no Polo Shopping, e em Jundiaí, no Maxi Shopping.

O posto no Campinas Shopping existia há mais de cinco ano e funcionava no térreo. De acordo com a PF, o local estava pequeno e como houve a padronização, agora as novas instalações devem respeitar uma determinada metragem estabelecida nos requisitos de licitações.

Quem já usou o novo posto elogia as novas instalações e a agilidade. “O lugar é maior e oferece mais conforto. O serviço é ágil e tem várias disponibilidades de datas de agendamento”, afirma Paulo Campos, que renovou o passaporte em janeiro.

O Parque das Bandeiras Shopping fica na Av. John Boyd Dunlop, 3900, Jardim Ipaussurama. O acesso ao posto é feito pela Porta de Entrada E, no estacionamento.