Publicado 11 de Outubro de 2016 - 18h17

Por Paulo Campos

Coulrofobia é o termo psiquiátrico que é usado para aqueles que têm medo de palhaços

Divulgação

Coulrofobia é o termo psiquiátrico que é usado para aqueles que têm medo de palhaços

Palhaços macabros são o assunto do momento nas redes sociais. O que para uns é levado como diversão, para outros causa histeria e arrepios. A moda é simples, vestindo máscaras de palhaços, algumas pessoas vão às ruas dos Estados Unidos e Inglaterra durante a noite e madrugada para assustar quem encontrar no caminho.

E não demorou muito para a onda chegar ao Brasil. Começam a aparecer nas redes sociais relatos de homens vestidos de palhaço "fazendo graça para assustar” em regiões de São Paulo. Em Campinas alguns jovens relatam episódios semelhantes no bairro Taquaral. No entanto, ainda não há confirmação oficial, apenas boatos compartilhados em redes sociais.

Em rede social, um jovem diz ter visto um palhaço no Parque das Águas, na Zona Leste de São Paulo. O medo é justificado porque os palhaços gritam frases ameaçadoras e começam a perseguir as pessoas portando objetos como tacos de beisebol. Nos Estados Unidos, o medo é maior por causa dos recentes atentados com bombas.

Em rede social, jovem diz ter visto palhaço no Parque das águas, na Zona Leste de São Paulo

Muitos alegam que a 'brincadeira' é motivada pela proximidade com o Halloween ou que seja apenas uma ação de marketing. A produção do filme de terror e remake ‘It - A Coisa’ já avisou que não tem nenhuma ligação com as aparições de palhaços nos Estados Unidos.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo disse não ter registrado qualquer ocorrência sobre esse caso. O órgão lembrou que não é crime andar vestido de palhaço no Brasil e disse estar a par da 'moda'.

Foto: Reprodução

No Twitter, alguns internautas de Campinas relatam a vontade ou o medo de encontrar com os palhaços

No Twitter, alguns internautas de Campinas relatam a vontade ou o medo de encontrar com os palhaços

Em Middlesboro, Kentucky, a polícia prendeu Jonathan Martin, que estava vestido de palhaço e espreitava apartamentos em prédios da cidade

No Twitter, alguns internautas de Campinas relatam a vontade ou o medo de encontrar com os palhaços.

Prisão

Em Middlesboro, Kentucky, a polícia prendeu Jonathan Martin, que estava vestido de palhaço e espreitava apartamentos em prédios da cidade.

Na semana passada, na cidade de Bardstown, no estado do Kentucky, um homem disparou tiros para o alto com seu fuzil AR-15 depois de sua mulher o alertar para a presença de "palhaços horrorosos" na rua.

O site americano Heavy.com fez um levantamento de relatos de incidentes envolvendo palhaços e descobriu que houve registros em 40 dos 50 Estados dos EUA. As aparições ocorrem tanto em centros urbanos movimentados como Nova York como também em regiões rurais.

Escrito por:

Paulo Campos