Campinas também aderiu nesta quarta-feira (1º) à Campanha Outubro Rosa, movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama.
A campanha tem o apoio da Prefeitura e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp) e o patrocínio da 3M, que vai desenvolver a campanha Laço Rosa em todo o País.
Em Campinas, o patrocínio da empresa ao evento inclui a destinação de recursos para melhorias no Caism/Unicamp, um dos hospitais de referência para o tratamento do câncer de mama.
Além de mobilizar a sociedade para a causa, a campanha busca apoiar e incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de
mama.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras e a segunda causa de óbito entre todas as doenças na cidade.
Laço Rosa
O Movimento Outubro Rosa acontece simultaneamente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades.
Alguns símbolos da campanha serão afixados em prédios no Centro de Campinas.
Um painel itinerante com blocos de recados para que as pessoas possam deixar mensagens positivas para pacientes em tratamento no Caism/Unicamp vai rodar a cidade.
Na programação, está a Corrida e Caminhada Laço Rosa, no dia 19 de outubro, às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral.
Palestras
O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai participar das atividades do Outubro Rosa com uma série de palestras e debates sobre os vários aspectos do câncer de mama e das formas de tratamento. Os encontros serão entre 20 e 24 de outubro.
Entre os temas que serão debatidos estão “os protocolos de tratamento”, “assistência oncológica na Região Metropolitana de Campinas”, “tabagismo na mulher: fator de risco para o câncer de mama” e “câncer de mama: prevenção e tratamento”.
Além das palestras e debates, serão realizadas oficinas de artesanato e apresentados shows de música para pacientes oncológicos e funcionários do hospital.
Também constam na programação sessões de maquiagem, manicure e estande de prótese capilar, com informações sobre queda de cabelo, perucas e cuidados capilares durante tratamento de quimioterapia.
No ambulatório de especialidades, a partir desta quarta-feira até o final do mês, as funcionárias vão usar camisetas cor-de-rosa com mensagens de conscientização sobre a importância da prevenção. Os funcionários vão usar laços cor-de-rosa, que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimulam a participação da população no movimento contra o câncer em defesa da vida.
Empresas
A EMS, laboratório farmacêutico brasileiro, também adere à campanha e se "veste" de rosa neste mês. Reconhecida pela cor azul, a empresa iluminará a fachada da matriz, em Hortolândia, com o tom rosa.
A EMS também realizará um trabalho de conscientização com as 1,3 mil funcionárias da empresa com palestra sobre saúde feminina e uso de anticoncepcional, exposição de cartazes em pontos estratégicos (banheiros, portaria, elevador) e de banners sobre o câncer de mama, além de distribuição de folhetos explicativos sobre o autoexame de mama, que deve ser realizado por todas as mulheres uma vez por mês, três a cinco dias depois da menstruação.
A doença
O câncer de mama é considerado o tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para o Ministério da Saúde, no Brasil, a doença atinge mais de 52 mil mulheres em um ano, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.