Publicado 10 de Junho de 2014 - 7h00

Por Marita Siqueira

O craque Jairzinho no traço de Junião: um dos Canarinhos Black Power

Divulgação

O craque Jairzinho no traço de Junião: um dos Canarinhos Black Power

O Mundial da Fifa começa em dois dias, mas a Copa do Mundo de Futebol já está em cartaz na região de Campinas na forma de exposições. Um dos destaques é a mostra 'Canarinhos Black Power', na Casa de Cultura Fazenda Roseira, com caricaturas, feitas pelo cartunista Junião, de jogadores negros que atuaram na Seleção Brasileira. No Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, em Vinhedo, a exposição 'O Brasil de Todas as Copas do Mundo de Futebol' é composta por painéis que contam a história da competição. E no Vitória Concept Hotel, no Cambuí, local escolhido para ser a “casa” da Seleção da Nigéria durante a Copa, será aberta nesta terça-feira (10) a exposição de plotagens e desenhos 'Futebol Arte', da artista plástica Olívia Niemeyer. Todas são gratuitas.

 

Junião

O ilustrador Junião, ao lado do jornalista Beto Xavier, escalou um time de craques que, em comum, têm a descendência africana. São eles: Pelé, Leônidas, Barbosa, Jairzinho, Didi, Paulo César Caju, Bauer, Everaldo, Djalma Santos, Edu e Domingos da Guia. “Demos uma de técnico”, diz Junião. Mas, como a exposição não tem o banco de reservas, muitos ficaram de fora. “Buscamos os melhores jogadores, entre conhecidos e outros não muito, e figuras com personalidade forte. Mas, muitos ficaram de fora, como o Garrincha.” Como em qualquer seleção, a decisão sobre o porquê desse ou daquele nome faz parte da polêmica.

As caricaturas foram produzidas em apenas uma semana e meia e estão impressas em painéis. Junião sentiu vontade de fazê-las, aproveitando o tema em voga, por não ver outros trabalhos com esse enfoque. “Nunca vi uma exposição dessa. Achei legal pela novidade. Quando se fala em futebol, sempre lembram os mesmos nomes. Essa tem outros. Há a questão da curiosidade”, conta. Na seleção do Junião, há apenas um campineiro: Barbosa, o goleiro “condenado há 50 anos”, como o próprio diz, por fazer parte do time que perdeu a Copa de 50 para o Uruguai no que ficou conhecido como Maracanaço.

Vinhedo

Em Vinhedo, a exposição 'O Brasil em Todas as Copas do Mundo de Futebol', de Julio Cesar Ferreira Melonari, ocupa o Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini até o dia 6 de julho. São 36 banners com fotos e dados históricos do campeonato mundial da Fifa. Assim como milhares de brasileiros, o artista é apaixonado por futebol desde a infância e iniciou a pesquisa para montagem da exposição em 2013 e, com a aproximação do torneio, ele retomou o projeto que está em cartaz.

 

'Futebol Arte'

 

 

Uma das obras de Olívia Niemeyer em exposição no Hotel Vitória

A artista plástica carioca radicada em Campinas Olívia Niemeyer inaugura nesta terça-feira (10), na sala no centro de convenções do Vitória Concept Hotel, 'Futebol Arte', uma exposição de plotagens (imagens impressas em alta resolução) e desenhos. Com coordenação de Sueli Pennone, as obras originais foram feitas em nanquim e tinta acrílica, porém, algumas foram redesenhadas no computador. “Minha intenção é dar a ideia de movimento, o movimento próprio de um jogo de futebol com a bola rolando”, conta Olívia. Durante o processo de pesquisa, a artista recorreu a fotografias de jogadores em jornais e imagens dos estádios na internet. “Colei nas peças os registros dos quais tirei a inspiração”, revela.

 

Esse detalhe, assim como as sobreposições características do trabalho de Olívia, devem ser observados pelos visitantes. “Espero que eles procurem uma imagem sobre a outra”, diz ela, reforçando que procurou não remeter os desenhos a seleções específicas, portanto, os rostos dos jogadores não têm traços marcantes que facilitam a identificação.

 

Para ela, a exposição não é uma representação exata de um esporte, mas um estímulo ao questionamento sobre o que realmente está em jogo em um campeonato mundial. “Em outras palavras, fazer o espectador correr de uma ideia para outra, como jogadores correndo atrás da bola.” 

 

Serviço

 

'CANARINHOS BLACK POWER'

Até 12/7. Terça e quinta-feira, das 9h às 21h; quarta, sexta-feira e sábado, das 9h às 17h

Na Casa de Cultura Fazenda Roseira (Rua Domingos Haddad, 1 - Bairro Residencial Parque da Fazenda) - Campinas

De graça

 

'O BRASIL EM TODAS AS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL'

Até 6/7. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30; aos sábados, das 9h às 12h 

 

No Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini (Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro) - Vinhedo

De graça

 

'FUTEBOL ARTE'

Até 30/6. Todos os dias, das 8h às 18h

 

No Vitória Concept Hotel (Avenida José de Souza Campos, 425 - Cambuí) - Campinas. Telefone: (19) 3755-8000

De graça

Escrito por:

Marita Siqueira