DIA DE TRABALHO

Confira dicas para driblar a irritação das segundas-feiras

A famosa depressão pré-segunda começa no domingo à noite ao pensar nos compromissos

06/01/2014 - 10h46 | Da Gazeta de Piracicaba
correiopontocom@rac.com.br

Foto: Reprodução
A famosa depressão pré-segunda começa no domingo à noite ao pensar naquela reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e tantos outros compromissos
A famosa depressão pré-segunda começa no domingo à noite ao pensar naquela reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e tantos outros compromissos

Para a maioria das pessoas 2014 começa oficialmente nesta segunda-feira (6). Não importa quantos dias de descanso houveram, e, independente se as festas foram boas ou ruins, muitos vão lamentar o começo o do novo ano útil. Isso porque a famosa depressão pré-segunda começa no domingo à noite ao pensar naquela reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e tantos outros compromissos postergados até então.


O que poucos se dão conta é que essa sensação de infelicidade só acontece porque há um erro na visão sobre o dia, e é justamente essa postura que justifica a irritação e o mal humor durante o primeiro dia da semana. Mas que tal começar mudar e ter segundas-feiras mais produtivas e felizes?


Segundo, Jô Furlan, médico, professor e pesquisador na área de Neurociências do Comportamento, o pensamento e a postura negativa sobre o dia pode gerar consequências ruins para os demais dias da semana e também para vida profissional e pessoal. Afinal, é na segunda-feira que são iniciadas as metas e objetivos daquela semana.


"Se você se programou para mudar antigos hábitos, iniciar uma dieta, começar algum curso novo e não dar o pontapé inicial e ficar prorrogando é muito provável que você se auto sabote. Ao invés de você trabalhar ao seu favor, você vai trabalhar contra os seu planos assim gera frustrações que se refletem em todos os universos da sua vida. Para mudar esse tipo de atitude é necessário enxergar essa data como uma oportunidade de recomeço. Transforme todas as suas segundas como um dia bônus para mudanças", sugere Furlan.

Confira as principais mudanças de hábitos que podem transformar sua segunda-feira:

1 . Insatisfação com o trabalho que leva ao medo de uma nova semana. - Não está afim de trabalhar? Que tal rever sua posição na empresa e carreira. Talvez esse seja o momento de uma guinada na carreira.

2 . A mudança no horário biológico das pessoas devido ao fim de semana faz com que as pessoas se sintam mais cansadas nessa data. Aproveite o final de semana, mas com moderação. São os exageros pré segundas que a tornam o dia mais cansativo da semana.

3 . Sensação de que perdeu o final de semana - Em vez de pensar que o final de semana está longe, lembre-se: faltam só quatro dias para a diversão acontecer novamente.

4 . Comeu e bebeu demais no sábado e domingo o que gera uma sensação de desgaste físico. - Aproveite a segunda-feira para limpar o organismo. Alimente-se bem, exercite-se e cuide da mente.

5 . A segunda-feira sempre começa com uma montanha de e-mails para retornar o que gera estresse.



Comentários(0)

Conforme Termo de Uso, comentários com conteúdo inadequado e spam poderão ser removidos a critério do Correio.com

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo