Publicado 03 de Novembro de 2013 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera

Vista geral da última edição do seminário, realizado em 2012: temas debatidos já viraram livros sobre a importância da imprensa para as escolas

Cedoc/RAC

Vista geral da última edição do seminário, realizado em 2012: temas debatidos já viraram livros sobre a importância da imprensa para as escolas

As inscrições para o 7º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal” começam nesta segunda-feira (4). O evento será realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e terá como tema 'Educação, Comunicação e Liberdade na Sociedade do Espetáculo'.

Organizado a cada dois anos, o evento é uma realização da Associação de Leitura do Brasil (ALB), da Faculdade de Educação da Unicamp, do programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do projeto Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC. Desta vez, também conta como organizador com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), que mantém um curso de especialização em Educomunicação, em parceria com o Correio Escola Multimídia.

O objetivo do evento é promover discussões com pesquisadores e especialistas que façam relações entre as produções midiáticas e a atividade docente. O seminário é realizado desde 2002. Embora tenha surgido para abordar o uso do jornal na sala de aula, nas últimas três edições as discussões foram norteadas pela relação com outras mídias, principalmente, com a internet.

É possível participar do seminário de duas formas: como ouvinte — com direito a assistir às conferências, mesas-redondas e oficinas — ou como apresentador de trabalhos acadêmicos ou relatos de experiências pedagógicas com o uso de mídia na escola. As inscrições antecipadas têm valores com desconto até o dia 10 de dezembro.

Até essa data, quem for participar como ouvinte pagará R$ 110,00. Aqueles que querem submeter trabalhos para apresentação pagarão R$ 130,00. Os valores para inscrição sofrem reajustes a cada mês. As inscrições podem ser feitas pelo site www.correioescola.com.br, clicando no link “7º Seminário”. Todas as informações sobre o evento também estão disponíveis no site.

De acordo com o coordenador de Jornalismo do Correio Escola Multimídia e um dos organizadores do seminário, Fabiano Ormaneze, “a programação pretende problematizar as diferentes formas de produção de subjetividade na sociedade contemporânea, levando em consideração o consumo e a espetacularização”. Por isso, parte da programação pretende analisar temas contemporâneos do mundo midiático como reality shows, sensacionalismo e redes sociais.

Publicações

Desde 2002, o seminário gerou várias publicações sobre a relação entre educação e comunicação. Entre elas está o livro Educomunicação, Redes Sociais e Interatividade, lançado neste ano pela Editora Leitura Crítica, com a organização de Cecília Pavani, Cristiane Parente e Fabiano Ormaneze.

A obra traz textos das conferências, mesas-redondas e algumas das comunicações realizadas durante a sexta edição do seminário, em 2012. Também foi produzida uma edição da revista Linha Mestra, editada pela ALB, com trabalhos de participantes do seminário. O livro O Jornal na Vida do Professor e no Trabalho Docente (Editora Cortez), organizado por Ezequiel Theodoro da Silva, também reúne textos apresentados em edições anteriores do seminário.

Inscreva-se: www.correioescola.com.br.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera