Baú de Histórias

Lojas que fizeram história

Lojas que fizeram história Quem comandava a Bittar Presentes era Moysés Bittar, que veio do Líbano em 1933. A casa se chamou Casa Dos Mil ...
14/11/2013 - 15h19 | Janete Trevisani
faleconosco@rac.com.br
Foto:
Lojas que fizeram história

Lojas que fizeram história


Quem comandava a Bittar Presentes era Moysés Bittar, que veio do Líbano em 1933. A casa se chamou Casa Dos Mil Réis e Bazar Campinas, tendo por endereço a Rua 13 de Maio, 274, esquina da Rua Visconde do Rio Branco. Trabalhava com brinquedos, alumínios, louças, vidros e armarinhos, mas a especialidade eram artigos de dois mil réis.

Na época da Segunda Guerra Mundial, houve falta de alumínio em quase todo o Estado, pois as chapas de alumínio eram importadas, e somente no Bazar Campinas era possível encontrar a mercadoria. A notícia surpreendeu a todos e espalhou-se rapidamente, tornando comum o comentário em vários pontos da cidade: “Alumínio? Só no Centro dos Alumínios”. Surgiu assim, boca a boca, o novo nome da empresa: Centro dos Alumínios. Até que, em 1970, quando era dirigida pelos irmãos George e João, passou a se chamar Centro de Alumínios Bittar.


 


Doces


João Francisco Alonso, filho de Antonio Augusto Alonso e Mário Augusto, nasceu em 12 de outubro de 1908, no Distrito de Bragança (Portugal). Veio para Campinas em fevereiro de 1948. Foi o primeiro proprietário da Indústria de Doces Campineira, criando depois a Indústria de Doces Netinho. Morreu de um ataque do coração em 6 de maio de 1979, quando assistia a um jogo da Ponte Preta, seu time do coração.


 




Refrigerantes


Em 1922, foi fundada em Campinas uma pequena fábrica de refrigerantes, xaropes e licores chamada Destilaria Vannucci. O fundador foi Hilário Vannucci que, com sua abnegação, firmou-se no comércio. Teve início na Álvares Machado, 181. Em 1942, passava aos filhos Lauro e Aldo Vannucci a direção da empresa, que ampliaram as instalações e criaram a Bebidas Vannucci Limitada.


.
 








cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo