CAMPINAS

Campanha "Escolha a Calma" faz 1ª pedalada pela Paz

Ação contou com familiares do campineiro assassinado no Guarujá

20/01/2013 - 19h29 | Sarah Schmidt
sarah.schmidt@rac.com.br

Foto: Erica Dazonne/ AAN
Ação é uma iniciativa da Organização Brahma Kumaris
Ação é uma iniciativa da Organização Brahma Kumaris

Um grupo formado por profissionais de diversas áreas se reuniu na manhã deste domingo (20) para participar da primeira Pedalada pela Paz da campanha "Escolha a Calma" em Campinas. A ação, uma iniciativa da Organização Brahma Kumaris, contou com a presença de familiares do campineiro Mário dos Santos Sampaio, morto no Guarujá, na véspera do ano novo, depois de uma discussão por uma diferença de R$7 na conta.

"Nossa família foi convidada para participar e estamos abraçando essas causas. Esse tipo de evento é muito importante. É como eu sempre digo, nada vai trazer o meu irmão de volta, mas a gente vive em uma sociedade em que a violência impera, então, temos que participar e fazer pelos outros. Sei que o meu irmão gostaria disso. Temos que pagar a violência com a paz" , afirmou a irmã de Mário, Valéria Cristina dos Santos Sampaio.

"Achei importante convidar a família do Mário para participar deste momento. É uma forma de compartilhar a calma, a paz" , explicou a coordenadora da campanha e da Brahma Kumaris, Nádia de Castro.

A concentração da pedalada e caminhada teve como ponto de partida a Rua Monte Aprazível, no bairro Chácara da Barra. O percurso ainda incluiu a Avenida Norte e Sul. Antes de partirem para as ruas, os participantes realizaram um momento de reflexão e meditação para "combater a negatividade com o amor" , informou Nádia.

A campanha incluiu a distribuição de cartões com mensagens de valores como a paciência, o respeito, o amor, a humildade, o perdão e a tolerância. A ideia é que a ação "Escolha a Calma" seja levada para empresas, escolas e demais instituições, tudo de forma gratuita. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail campinas@br.bkwsu.org.

Personas

Engenheiros, terapeutas entre outros profissionais se juntaram à família de Mário durante o trajeto. "Acredito que a gente tem que vivenciar a paz e tentar diminuir o hiato entre falar sobre ela e praticá-la. É por isso que estou aqui, participando da pedalada - sem bicicleta, mas caminhando" , contou a terapeuta ocupacional Martha Nery Garcia, de 39 anos.

O engenheiro civil Alaor Leandro Rosa, de 36 anos, levou o filho, o pequeno Heitor, para o passeio. "Acho que a paz é uma questão urgente. É preciso se conscientizar que é importante manter a calma e pensar duas vezes antes de agir e de tomar uma atitude precipitada" , disse.

"O ponto principal desse tipo de ação é que ela nos lembra do nosso papel na hora de construir um mundo melhor. Fui convidado por um amigo e estou gostando muito" , avaliou o comunicador visual Cleverson Saldanha.

Para a consultora de treinamento Cléo Oliveira, de 28 anos, a atividade, além de trabalhar o condicionamento físico, é uma forma divertida e prazerosa. "Tudo isso aliado ao fato de trazer tranquilidade e reforçar o respeito ao próximo. Essa Pedalada pela Paz é a primeira de muitas" , finalizou.

Animais

Ainda neste domingo, houve um protesto nas proximidades da Lagoa do Taquaral contra a venda ilegal de animais. Munido de cartazes e faixas, o grupo defendia que os animais não devem ser explorados. De acordo com nota divulgada na fan page da Organização Abolicionista pela Libertação Animal (Oala), organizadora do protesto, o objetivo da ação foi "conscientizar a população de que a solução é a adoção de animais. Se a população parar de comprar, esses comerciantes pararão de vender! Queremos colocar um fim na tradição de tratarem os animais como 'coisas'".

TAGS | pedalada, paz


Comentários(0)

Conforme Termo de Uso, comentários com conteúdo inadequado e spam poderão ser removidos a critério do Correio.com

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Ação é uma iniciativa da Organização Brahma Kumaris
Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
LOGIN:
SENHA:
Esqueci minha senha.
Quero me cadastrar
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo