ERUDITO

Osesp executa obra do campineiro Marco Padilha

Três concertos encerram a temporada deste ano na Sala São Paulo, na Capital

22/11/2012 - 19h45 | Marita Siqueira
marita.siqueira@rac.com.br

Foto: Elcio Alves/AAN
O músico Marco Padilha
O músico Marco Padilha

Com uma obra que “poderá ser ouvida como pura e hermética inquietação”, o campineiro Marco Padilha entrou para o seleto núcleo de compositores interpretados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A definição do próprio músico para a peça 'Concerto para Violoncelo' sintetiza o trabalho por ele produzido sob encomenda da orquestra para estreia mundial e dedicado ao violoncelista Antonio Meneses. Serão três concertos que encerram a temporada deste ano na Sala São Paulo, na Capital. A primeira apresentação ocorreu nesta quarta-feira (21) e as outras duas serão realizadas nesta sexta (23), às 21h, e sábado (24), às 16h; todos com a regência do maestro Giancarlo Guerrero.

Para Padilha, a inquietação interna é provocada com os tons do violoncelo. “Logo no início, após uma introdução soturna nos graves, surge um primeiro questionamento. Essa interrogação enigmática será respondida pelo violoncelo solista, com um tema rítmico”, afirma. “Um clima de apreensão irá conduzir ao segundo tema, uma longa e agônica ascensão. Depois destas exposições, a obra passa a se desenvolver onde a orquestra será o polo gerador das cores e dos estados puros da alma, e o violoncelo, exalando os demônios da mente, deixa um rastro marcante e impositivo até um frenético êxtase final.”

Durante o ensaio que antecedeu o concerto de quarta-feira, Padilha e Meneses foram aplaudidos de pé por cerca de mil alunos convidados. “Foi emocionante. É uma grande honra e de imensa responsabilidade compor para a Osesp e ainda para o Antônio Meneses”, diz Padilha.

Foto : Elcio Alves/AAN



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(0) dessa notícia


       


Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito