Exposição de negócios em turismo reuniu mais de 5 mil profissionais do setor no Expo Dom Pedro
O Expo Dom Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, recebeu público recorde durante dois dias da exposição de turismo (Carlos Bassan/PMC)
O Expo Dom Pedro, em Campinas, sediou na semana passada a 38ª edição da Aviesp Expo de Negócios em Turismo. O evento da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo também foi palco do 8º Seminário Aviesp para Profissionais de Turismo. No total, mais de 5 mil profissionais da área participaram da exposição. Com 90 estandes, marcaram presença 49 municípios de todo o País. O evento contou também com autoridades, entre elas a diretora municipal de Turismo, Alexandra Caprioli, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samuel Rosilho e o ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages. De acordo com o presidente da Aviesp, Marcelo Matera, a exposição de Campinas foi “a maior edição da história” realizada pela entidade. Em relação ao ano passado, o crescimento foi de 21%, quando o evento recebeu pouco mais de 4 mil pessoas. Durante coletiva de imprensa, Matera disse que a entidade avalia a possibilidade da próxima edição ser novamente realizada em Campinas. No entanto, Samuel Rossilho garantiu que a Aviesp assinou contrato para que as edições de 2016 e 2017 sejam realizadas no Expo Dom Pedro. Para o secretário, a 38ª Aviesp foi o maior evento profissional que Campinas já recebeu. Rossilho aponta o turismo de negócios — principal vocação turística da Região metropolitana de Campinas (RMC) —, como um dos setores que mais crescerá nos próximos anos. “O turismo é uma força, um dos pilares da nossa economia”, disse Rosilho. O secretário afirmou que recebeu comentários positivos sobre a infraestrutura onde ocorreu o evento. “Além da exposição criar a oportunidade para que mostremos Campinas para as pessoas que não tinham visitado a cidade, é uma maneira de divulgar ao mercado esse novo espaço”, explicou. Turismo de lazerSamuel Rossilho ressaltou que os planos da RMC de se transformar em um destino de turismo de lazer só devem se concretizar se Campinas liderar o grupo. “Campinas precisa se unir com as cidades da RMC para que juntos possamos pleitear incentivos do governo. A Alexandra Caprioli vem desenvolvendo este projeto", explicou.