Repaginado, crossover Peugeot também se destaca pelo conforto e bom desempenho do motor 1.6 turbo
Com frente repaginada, agora mais elegante e harmoniosa, o novo Peugeot 3008 chega no mês que vem às concessionárias da marca no Brasil. Além do desenho harmonioso, o crossover (mistura de utilitário esportivo com carro de passeio) exibe ainda outras virtudes já consagradas no modelo anterior, como o conforto interno para os ocupantes e a esperteza do motor 1.6 turbo. O novo 3008 teve a dianteira inteiramente redesenhada. A grade e os faróis, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da marca, são delineados por peças cromadas. Os faróis contam luzes diurnas de led, que reforçam a identidade do modelo. A lanterna traseira, também com luzes de led, é marcada por uma espécie de garra que cria um efeito de profundidade. O carro ainda apresenta rodas diamantadas de 17 polegadas. O motor do novo 3008 é o mesmo da versão anterior, ou seja, 1.6 16V turbo com bloco em alumínio, desenvolvido em cooperação com a BMW, que atinge 165 cv de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade. A transmissão automática é de seis velocidades e permite que o condutor também troque de marcha com um toque na alavanca de câmbio. Por dentro, o 3008 impressiona pelo teto de vidro gigante, que permite uma visão panorâmica de todo o entorno do veículo e cria uma grande luminosidade. Itens tecnológicos de ponta também se destacam, como o Head Up Display, uma pequena tela transparente que sobe a frente do motorista e o informa com a velocidade e dados do piloto automático, sem que o motorista precise tirar o olho da estrada. O freio de estacionamento é elétrico – acionado apenas com o toque de um dedo. Entre os itens de série do modelo destacam-se o piloto automático com controle de velocidade, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e com saída para passageiros do banco traseiro, direção elétrico-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade, bancos esportivos e ajuste elétrico dos retrovisores. Entre os equipamentos de série, o carro traz sistema de áudio que permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação por GPS exibido em uma tela colorida rebatível de sete polegadas. O porta-malas tem capacidade para carregar 512 litros, podendo aumentar para 1.604 litros com os bancos traseiros rebaixados. Um detalhe interessante é que o bagageiro conta com um piso que pode ser ajustado em três níveis, adaptando-se às necessidades do momento. Outra virtude são os vários porta-trecos presentes no interior do carro, alguns deles enormes, como o do console central de 13,5 litros. SERVIÇO O Peugeot 3008 2015 é oferecido em só uma versão, a Griffe THP, que custa a partir de R$ 99.900