Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha; cidades terão que prestar bom atendimento para ganhar recurso dobrado
Ribeirão Preto e mais 212 cidades da região assinaram convênio com o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (13), que pode garantir a injeção de R$ 33,9 milhões à Rede de Atenção Básica na Saúde Pública. O anúncio foi feito durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Eventos Taiwan.
“Esse será um benefício de custeio para ajudar a contratar mais médicos, enfermeiros, de acordo com a qualidade do atendimento. O Ministério da Saúde pode dar duas vezes mais do que já repassa de recursos para os municípios, desde que as equipes atendam bem a população”, revelou Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) contará com um acompanhamento técnico que avaliará a qualidade e quantidade de atendimentos prestados à população. “Tem um sistema informatizado que acompanha o atendimento, vamos ver quantas consultas são feitas, o tempo de espera, se estão acompanhando direito, entre outras coisas”, disse Padilha.
Já no ato da assinatura do convênio, as Prefeituras já garantiram o aumento do repasse da Saúde em 20%. O restante do dinheiro só será enviado se cada uma das cidades atingirem os objetivos do projeto. “Tudo será monitorado e supervisionado por nós do Ministério da Saúde. Se tudo der certo, o município receberá o dobro de recurso que costumeiramente já recebe”, garantiu o ministro.
Em todo o Estado de São Paulo, a previsão é que com o PMAQ cerca de R$ 206,5 milhões sejam adicionados na Saúde.
UPA
O ministro Alexandre Padilha recebeu da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), o projeto revisado da construção da nova UPA 24 horas, na Via Norte, Zona Norte da cidade. Padilha tratou de pedir agilidade à administração municipal no encaminhamento das obras. “Gostei do projeto e falei para ela fazer a licitação já, de imediato, que nós queremos colocar mais uma UPA 24 horas para funcionar na cidade o quanto antes.”
A prefeita confirmou que foi autorizada pelo Ministério da Saúde a ampliação de estruturas da nova UPA e está concretizando os processos burocráticos para a finalização da licitação. Não há prazo para a conclusão da obra.