Publicado 12 de Maio de 2021 - 5h30

O público que está em casa, mantendo o distanciamento social por causa da covid-19, tem agora à sua disposição a Plataforma Sesc Digital. Lançada pelo Sesc São Paulo, a ferramenta reúne o acervo audiovisual da instituição, com dez mil itens. Órgão que fomenta cultura, o Sesc tem preciosidades entre o material selecionado, como espetáculos de Antunes Filhos ou um show instrumental de Hermeto Pascoal.

Ao navegar pela página, o visitante encontrará áudios, vídeos, imagens e publicações, que pertencem à história do Sesc, que completa 74 anos em 2020. Entre os vários registros, de diferentes expressões culturais, há ainda o espaço reservado para os programa socioeducativos do Sesc-SP, como seleções de conteúdos inéditos, como a EAD Sesc Digital, ferramenta de educação a distância, que oferece cursos livres, com acesso gratuito e irrestrito.

Entre o vasto material disponível, a arte de Antunes Filhos propicia conhecer o trabalho do diretor, que coordenou o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT/Sesc) até sua morte, em 2 de maio de 2019. No acervo que reúne seus espetáculos, é possível ver peças como A Pedra do Reino, A Senhora dos Afogados ou Blanche, que foram gravadas na íntegra.

Na seção de literatura, entrevistas com nomes relevantes da escrita, como o do escritor Sérgio Sant’Anna, que morreu no domingo, 10 de maio, e no qual explica o que caracteriza um romance psicológico.

Site traz também shows, como a apresentação de Hermeto Pascoal, realizada em 2016, quando o multi-instumentista fez 80 anos. Com seus, por vezes, estranhos instrumentos, o músico alagoano domina o palco, saltando e dançando, como um menino. O bruxo, como é chamado, tira som de tudo, teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante, ao lado de seu lendário grupo, que o acompanha desde os anos 1970.

Dentro da série Coleções, registros trazem histórias de pontos culturais da cidade de São Paulo. Poucos dias antes da abertura oficial da unidade 24 de Maio do Sesc São Paulo, o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda recebeu Gilberto Gil. No vídeo, os dois conversam sobre o novo prédio, idealizado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, suas curiosidades, a importância da localização. Entre um papo e outro, o cantor mostra algumas de suas canções. Acesso pelo site https://sesc digital/home. (AAN)