Publicado 11 de Maio de 2021 - 16h32

Por Thaís H. Bento/Correio Popular

A Macaca encerrou o campeonato com 13 pontos ganhos em 36 disputados, um aproveitamento de 36,1%

Álvaro Jr./PontePress

A Macaca encerrou o campeonato com 13 pontos ganhos em 36 disputados, um aproveitamento de 36,1%

Após a eliminação no Campeonato Paulista, a Ponte Preta se prepara para disputar o Troféu do Interior. A competição reúne as equipes eliminadas do Paulistão para saber qual o melhor time da região. A FPF (Federação Paulista de Futebol) realizou uma reunião nesta segunda-feira, 10, e definiu todos os detalhes. Ponte Preta, Botafogo, Ituano e Santo André participam das quartas de final e o Novorizontino, devido a melhor campanha, entra na semifinal do campeonato.

A Macaca recebe no Moisés Lucarelli o Botafogo de Ribeirão Preto às 21h na próxima quinta-feira, 13. Antes Ituano e Santo André jogam na quarta-feira em Itu às 18h45. A disputa será em apenas um jogo e em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

No caso do Novorizontino, ele vai aguardar a equipe de melhor campanha do interior que for eliminada das quartas de final do Paulistão para realizar a fase semifinal. Vale lembrar que os números da primeira fase do estadual também serão levados em conta. O adversário poderá ser Guarani, Mirassol, Inter de Limeira, RB Bragantino ou Ferroviária. O campeão 2020 foi o RB Bragantino.

Após a definição das quatro equipes, o desempenho será levado em consideração para confirmar os cruzamentos da semifinal. O primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo joga contra o terceiro. Há possibilidade de haver dérbi campineiro na final.

Caso a Ponte Preta vença o Troféu do Interior irá garantir uma boa premiação. O campeonato garante R$ 252 mil e uma vaga direta para a Copa do Brasil. O vice-campeão leva para casa R$ 70 mil.

Palmeiras

No último domingo, 9, a Ponte Preta se despediu do Campeonato Paulista com uma derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, no estádio Moisés Lucarelli. Os gols foram marcados aos 34 minutos da 1ª etapa (Scarpa), 47 minutos do 1º tempo (Willian) e 1 minuto do 2º tempo (Wesley). "Eu acho que a gente, até tomar o gol, vinha fazendo uma boa partida, com mais posse, mesmo número de finalização. Sabe da qualidade do Palmeiras. Realmente, quando erra passes contra time qualificado, fica difícil, porque do outro lado tem jogadores de muita qualidade. Mais uma vez a gente tomou um gol de uma maneira ruim de se tomar, poderia ter descido para o intervalo com 1 a 0. Depois, na subida, toma o gol de novo, porque a gente programa fazer uma reação, e causa um abatimento que é normal por conta desses gols no final e no começo, dificultando nosso trabalho", disse o técnico Fábio Moreno.

O treinador também falou sobre o goleiro Ygor Vinhas, titular no jogo, e o lateral-esquerdo Yuri, que estava disponível, mas não foi relacionado. Os dois atletas têm recebido críticas da torcida. "O Vinhas e o Yuri, qualquer um que seja criticado, a gente procura ter o mesmo tipo de conduta, mesmo tipo de análise. A gente conversa, tem uma comissão técnica que troca bastante ideia. Sempre vai dar atenção para que todos possam dar a volta por cima. A confiança nos jogadores não pode ser desprezada por conta de um erro. A gente continua buscando a melhora de todos nós e da Ponte."

Para a sequência da temporada, Moreno pede que todos observem os erros cometidos para que não se repitam e que consigam equilibrar a equipe. "Precisa colocar a mão na consciência e saber que esses erros custam muito caro, é o que acaba dando aos adversários a possibilidade de eles ganharem da gente. Pra fazer um gol é muito custoso, e os nossos adversários, muitas vezes, não precisam fazer tanto esforço para chegar ao gol. Precisamos buscar os ajustes para que isso não se repita ao longo do processo. Isso precisa acabar, precisa achar uma maneira de equilibrar a equipe. Não pode fazer uma grande partida e dias depois cair tanto".

Números no Paulistão

A Macaca encerrou o campeonato com 13 pontos ganhos em 36 disputados (aproveitamento de 36,1%). Em 12 partidas foram sete derrotas, quatro vitórias e um empate. O clube ficou em 3º lugar no Grupo B e 10º na classificação geral (quatro pontos do rebaixamento).

Escrito por:

Thaís H. Bento/Correio Popular