Publicado 15 de Maio de 2021 - 15h30

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

Um abrigo para todos

Encontra-se sobre a mesa do governador João Doria plano bem elaborado para a racionalização de espaços ocupados na atualidade por órgãos públicos estaduais, espalhados pelo interior de São Paulo. A medida prevê a concentração de vários escritórios de governo e órgãos de toda natureza, incluindo os de pesquisas, em um só local. Uma das ações mais concentradoras seria na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde prédios começam a ser adaptados para viabilizar o plano. Economia é o nome da proposta.

Censo 2022

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu que o Censo Demográfico deste ano seja realizado apenas em 2022. Esse entendimento é contrário à decisão do relator, Marco Aurélio Mello, que votou pela realização neste ano. A decisão favorece Bolsonaro, que já havia feito cortes no orçamento do IBGE e adiado o censo. Para os meios voltados a políticas sociais, o adiamento traz prejuízos a programas de distribuição de benefícios.

A postura desagregadora do governador de São Paulo amplia seu isolamento político”

ACM Neto, presidente nacional do DEMOCRATAS

MAIS UM NO NINHO

O PSDB paulista acaba de ganhar mais um membro e de se estruturar com vistas à campanha sucessória de 2022: Rodrigo Garcia, vice-governador de João Doria, assinou, na manhã de ontem, a ficha de filiação nos tucanos, em solenidade realizada em hotel de luxo da Zona Sul de São Paulo.

MAIS UM NO NINHO 2

Se os tucanos comemoraram jubilosamente a conquista de Garcia, a cúpula do Democratas abominou a troca de partido. ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM acusou Doria de ter pressionado seu vice.

*****

ACM Neto enviou recado ao governador de São Paulo, na verdade, um míssil atômico: “A saída de Garcia do DEM é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, cuja inabilidade política tem lhe rendido alta rejeição e afastado seus aliados”.

MENOS UM NO NINHO

Contudo, pelo jeito, quem está em desvantagem nesse episódio de desfiliações é o próprio Democratas.

****

Enquanto ACM Neto ataca João Doria pela perda de Rodrigo Garcia, o ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia anuncia sua desfiliação do DEM, reclamando de divergências com o neto do ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães.

BASE REGIONAL

Nos meios políticos, atenções voltadas para a movimentação nos escritórios do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) - ex-candidato à Prefeitura de Campinas -, por conta de reuniões com vereadores e lideranças da RMC. Estaria construindo base para a disputa eleitoral de 2022?

CONTRA ATAQUE

Um grupo de juristas liderado pelo desembargador Alfredo Attié, presidente da Academia Paulista de Direito, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para a obtenção de “declaração de incapacidade” do presidente Jair Bolsonaro.

****

Na justificativa, Attié diz que “há um sofrimento intenso do povo, causado pelas medidas tomadas por um governo que destrói as bases jurídicas, políticas, sociais, econômicas e de saúde da sociedade brasileira”.

LUTO NO RIO

Morreu, aos 66 anos, Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Pecuarista e filiado ao PMDB desde 1995, tornou-se figura do noticiário nacional em 2017, quando foi preso na Operação “Cadeia Velha”, acusado em um esquema de propina do setor de transportes no estado. Foi aliado de Sérgio Cabral.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular