Publicado 11 de Maio de 2021 - 14h51

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

A implementação dos corredores ecológicos na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi tema da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Luiz Rossini, em reunião ontem à tarde, com a participação do secretário do Verde, Rogério Menezes. Rossini aprofundou os debates com vistas a reunir sugestões que possam levar à viabilização do projeto que visa a criar cinturão verde na região, gerando benefícios sócio-ambientais e de preservação e sustentabilidade.

Natureza viva 2

Para Rossini, os corredores ecológicos terão função relevante. O primeiro passo será no sentido da recuperação de áreas de vegetação degradadas, que somam 34% de um total de 52 mil hectares ocupados pelos corredores. No todo, essas áreas vão formar importante fonte de benefícios, em termos de geração de polos de lazer, além de recuperar as matas ciliares, preservar rios e a fauna. Rossini quer colocar a Câmara na rota da viabilidade do projeto.

"O Brasil

virou cemitério e isso não

ficará impune" (Renan Calheiros, relator da CPI da Covid)

 

ABRINDO EMPREGOS

A flexibilização das regras em Campinas para a instalação de equipamentos removíveis no solo público - entenda-se food-trucks e similares - como forma de dar oportunidades a um número maior de ambulantes, foi a proposta em forma de projeto de lei apresentada à Câmara Municipal pelo vereador Carlinhos Camelô.

BARBAS DE MOLHO

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, voltou a tocar no tema vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro para 2022. Sente-se colocado fora do processo. Em entrevista ao portal UOL, Mourão inistiu não ver sinais de que o presidente o queira novamente como vice. “Ele está pensando em outro”, diz ele.

SOB PRESSÃO

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) fez ontem uma afirmação considerada temerária nos meios políticos e militares. Ele disse que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello será levado à prisão caso falte com a verdade perante a Comissão da Covid. A presença de Pazuello está marcada para o dia 19, e Randolfe insinua ter detectado articulação para o adiamento da ida do depoente ao Senado.”Ele será preso se não cumprir com a verdade”, diz o senador.

CONDENAÇÃO

O jornalista Augusto Nunes foi condenado a pagar R$ 30 mil por ter chamado a presidente do PT, Gleisi Hoffmann de “amante”.

PODER DA MULHER

A reforma eleitoral em curso no Congresso Nacional traz avanços em relação à representação das mulheres no processo. Há proposta para a concessão de bônus financeiro em relação ao número de votos obtidos em suas candidaturas.

 

PODER DA MULHER 2

Entre as definições da reforma eleitoral que mais interessa às candidatas femininas está a garantia da reserva de 15% das cadeiras legislativas nos três níveis: câmaras municipais, assembleias legislativas e as duas câmaras do Congresso Nacional.

****

Em tempo, as medidas que beneficiam as mulheres são de autoria da deputada Tábata Amaral (PDT-SP) e a relatora da reforma eleitoral é a deputada Renata Abreu, do Podemos paulista.

 

SHERLOCK

A Deic de Campinas, sob a coordenação do delegado Oswaldo Diez Júnior, tem se destacado no estado de São Paulo, com ações de combate ao crime que vêm chamando a atenção da cúpula policial.

SHERLOCK 2

As últimas dessas ações foram a apreensão de 200 quilos de cocaína, no último sábado, e a descoberta de uma distribuidora de peças de carros falsificadas.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular