Publicado 08 de Maio de 2021 - 10h16

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

A CPI da Covid vai ouvir governadores na semana que vem. A aprovação de pedido dos senadores para convocar Wilson Lima, governador do Amazonas, é indicativo de que outros estarão na mira da comissão, em especial João Doria, de São Paulo. O foco, agora, se desloca do aspecto gestão da covid, uso de cloroquina e eventuais desmandos para algo mais crítico, que é a inversão de verbas e de repasses federais para políticas locais de combate à pandemia. Tem gente tremendo antes da chamada.

Os olhos externos

A ação policial no morro do Jacarezinho, Rio de Janeiro, com o saldo de 25 mortes, ganhou dimensão para além dos limites do país. No plano internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu ampla investigação independente sobre os episódios. Enquanto a polícia civil do Rio alega ter ocorrido uma operação inteligente, técnica e dentro dos parâmetros, entidades, ongs e representantes da comunidade e de familiares vêm indícios de execução.

"Vamos estreitar e adensar a parceria

estratégica global entre a China e o Brasil"

(Rodrigo Pacheco, presidente do Senado)

 

PAUTA REGIONAL

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal de Campinas, o vereador Zé Carlos (PSB), a Associação do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas realizou ontem mais uma reunião remota.

PAUTA REGIONAL 2

As últimas reuniões da entidade tiveram como tema específico a questão da pandemia e das necessidades de buscas, em Brasília, de recursos materiais e financeiros para o combate à covid-19.

 

PAUTA REGIONAL 3

Zé Carlos, que é também o presidente da Associação do Parlamento, decidiu, em conjunto com vereadores representantes de 20 cidades da RMC, ampliar a pauta dos interesses regionais e elencar reivindicações de várias áreas, para serem levadas, em caravana, ao governador João Doria.

PAUTA REGIONAL 4

Uma das reivindicações da Associação do Parlamento da RMC é a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos - interligando as rodovias Anhanguera e Bandeirantes ao Aeroporto de Viracopos, objeto de ampla reportagem do Correio Popular, nesta semana.

PELA MULHER

A vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou à Câmara de Campinas projeto de lei para amplificar medidas protetivas e de defesa da mulher. Pela legislação proposta, fica estabelecida uma campanha permanente e intersetorial de combate à violência contra a mulher.

PANOS QUENTES

A encrenca com o governo da China foi tamanha - por conta dos ataques de Jair Bolsonaro, nesta semana - que levou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a pegar a mangueira e tentar debelar as chamas.

PANOS QUENTES 2

Pacheco estendeu convite ao embaixador da República da China no Brasil, Yang Wamming, para uma visita ao Congresso Nacional, na busca de reparar as agressões e tentar aplainar o terreno para a continuidade da parceria econômica.

NOVA ENCRENCA

Os cortes orçamentários da União, que já resultaram em cancelamentos de programas e ações do governo - como o Censo Demográfico-2021 - levanta a orelha de parlamentares em relação a outros cortes e suspensões.

NOVA ENCRENCA 2

A senadora Leila Barros (PSB-DF) quer informações do Ministério da Educação sobre a existência ou não de recursos suficientes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parte das verbas da pasta encontra-se bloqueada.

CID FERREIRA

O ex-vereador e diretor do Guarani, Cid Ferreira, comemorou ontem 83 anos.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular