Publicado 07 de Maio de 2021 - 11h31

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular

A Comissão do Solo Público, da Câmara Municipal, realiza hoje, a partir das 10 horas, audiência com a participação do secretário de Planejamento e Urbanismo de Campinas, Renato Guimarães Mesquita. O convite partiu do vereador Arnaldo Salvetti (MDB), proponente da constituição dessa nova comissão especial, e tem, entre os propósitos, uma ampla rediscussão do uso do solo, com vistas a readequar espaços, como forma de incremento da economia e melhoria das condições comerciais ante a pandemia.

 

Tiro e queda

O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, atribuiu os problemas de redução de previsão para a remessa de matéria-prima da empresa Sinovac, da China, aos ataques dos últimos dias, disparados por Jair Bolsonaro contra o país asiático. O presidente insinuou estar em curso uma guerra bacteriológica que teria sido iniciada pelo governo chinês. Ontem, foi suspensa a importação de seis mil litros de insumo farmacêutico usado na produção de vacinas.

"A maior vantagem do Brasil é que é reconhecido como uma enorme democracia” (Angel Gurria, secretário da OCDE)

 

REAÇÃO NANQUIM

O governo de Pequim considerou fora de propósito as críticas do governo brasileiro sobre a questão da origem do coronavírus e a responsabilidade da China, além de uma alegada “guerra bacteriológica”. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês rechaçou “qualquer tentativa de politizar e estigmatizar o vírus”.

BRASIL NA OCDE

Depois dos recuos de Donald Trump, o Brasil, finalmente, conseguiu colocar um pé na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O secretário-geral da instituição, Angel Gurria, disse que “O Brasil já é parte da família”.`Precisa agora colher os benefícios.

SABATINA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi massacrado, ontem, ao depor na CPI da Covid. Nenhum outro convocado passou os apertos a que ele foi submetido.

***

A maioria dos senadores queria saber se ele, médico, apoiaria o uso da cloroquina no combate à covid-19, seguindo argumento de Jair Bolsonaro.

SABATINA 2

Para o presidente da CPI, senador Omar Aziz, o ministro deveria responder sim ou não à questão sobre a cloroquina.

***

Queiroga, contudo, usou a tática do sabonete, e escorregou fora, com respostas técnicas e evasivas, o que irritou os membros da comissão. Quem mais subiu nos tamancos, foi Renan Calheiros, o relator.

 

SALAS FECHADAS

O vereador Gustavo Petta pediu a suspensão das aulas presenciais no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), por conta de casos de covid-19 relatados. Três pessoas teriam contraído a doença.

LOCOMOTIVA

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, recebeu, ontem, em seu gabinete, a visita da chamada “Locomotiva Paulista”, com o deputado federal Kim Kataguiri, do estadual Arthur do Val e do vereador paulistano Rubinho Nunes, para a oficialização de pedido de emenda parlamentar de suporte a investimentos na área de Saúde valinhense.

ÁGUA MINERAL

Em Jaguariuna, o prefeito Gustavo Reis deu início à ampliação da capacidade de captação e tratamento de água, com a construção da ETA-5. A obra mais recente nessa linha ocorreu em 2002.

 

AGORA COM SARNEY

Um dia após reunir-se com o ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), em busca de apoio a uma frente de oposição, Luiz Inácio Lula da Silva conversou ontem com o ex-presidente José Sarney (MDB)

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular