Publicado 01 de Maio de 2021 - 20h55

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Este 1° de Maio é marco triunfal para Campinas e todo o interior paulista. Há cem anos, o presidente da República Washington Luiz rasgava o solo e abria a Via Anhanguera, ligando a capital do estado a Jundiaí e a Campinas. Seu slogan: “Governar é abrir estradas” revelava um governante com olhos no progresso. Ele sedimentou o antigo “Caminho de Goiases”, promovendo integração e elevando o poderio econômico de Campinas.

Cem anos 2

A Via Anhanguera, rudimentar e de solo batido, foi refeita a partir de janeiro de 1940 pelo então governador de São Paulo, Adhemar de Barros. Ganhou pavimento e se modernizou, facilitando o tráfego de veículos, em especial os de transportes. O novo traçado foi batizado de Rodovia Anhanguera. Inicialmente, interligava São Paulo a Jundiaí. Em 1950, atingiu Campinas. Somente em 1961 deu-se sua duplicação. Por ela, São Paulo se agigantou.

"Tomara que as pessoas vivam 100, 110, 120 anos”

De Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento, para Paulo Guedes

 

MODELAR

O prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), tem se destacado entre os mandatários da RMC, com uma gestão voltada ao bem-estar da população e ao combate à pandemia e à fome. Mais preocupado com angulações sociais do que em fazer política.

 

AMPARO NA RMC

A Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) vai preparar o ante-projeto de inserção do município de Amparo entre as 20 cidades que formam a RMC, para embasar votação na Assembleia Legislativa.

 

AMPARO NA RMC 2

Situada no Circuito das Águas Paulista, a cidade está localizada entre Pedreira e Serra Negra, e é considerada estância hidromineral, o que lhe rende verbas adicionais do estado em função do perfil turístico. Ela tem 446 quilômetros quadrados e incorpora sua sede central e os distritos de Arcadas e Três Pontes.

 

AMPARO NA RMC 3

A população estimada de Amparo é de 76.677 habitantes (dados de 2020).Tem PIB de R$ 2,5 milhões e a renda per capita de R$ 64,8. Entre os 645 municípios de São Paulo, ocupa a 103.ª posição, ficando em 447.° lugar entre os 5.570 brasileiros.

***

Em tempos de pandemia, é relevante notar sua estrutura vinculada ao SUS, de 28 estabelecimentos. A mortalidade infantil é de 5,6 óbitos por mil nascimentos. A taxa de escolarização é de 95,7.

 

PLACAR CHEIO

A goleada foi histórica: Por dez votos a zero, o Tribunal Especial Misto do Rio de Janeiro aprovou, por unanimidade, o afastamento em definitivo do governador Wilson Witzel (PSC).

 

PLACAR CHEIO

Os dez membros do colegiado pedem a condenação de Witzel por crime de responsabilidade e a perda dos direitos políticos por cinco anos. Witzel começou mal sua gestão, vibrando em rede nacional, como torcedor em arquibancada, pela morte de um sequestrador na ponte Rio-Niterói.

***

Witzel é o primeiro governador brasileiro após o regime militar a sofrer afastamento em definitivo por meio de processo de impeachment.

 

TIROTEIO

Em meio ao tiroteio na CPI da Covid, com bate-boca e acusações de todos os lados, o ministro da Justiça, Anderson Torres, levantou a voz: “Só queria entender a finalidade”.

 

LUTO E PESAR

Morreu ontem Antônio Ataíde de Carvalho, irmão da Delegada Teresinha de Carvalho. Figura estimada em Campinas, era diretor comercial de empresa de transportes por automóvel de alto padrão e integrante do Clube dos Jeepeiros.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular