Publicado 29 de Abril de 2021 - 15h22

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

SL Mandic, nota máxima

O ensino superior ofertado em Campinas brilhou mais uma vez com a seleção da Faculdade São Leopoldo Mandic entre as raras universidades brasileiras a obter a nota máxima em uma avaliação federal de qualidade. Entre as instituições que alcançaram a graduação 5, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dado interessante fica por conta do fato de que somente 2% das 2.770 instituições do Brasil conseguiram a nota máxima. A SL Mandic mantém a tradição: é a 13.ª vez a obter nota 5.

RMC ampliada

As 20 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas vão ganhar mais uma integrante. Aprovada pela Agemcamp, a inclusão do município de Amparo na RMC elevará para 21 o número de cidades a ela integradas. A petição da Agemcamp não tem caráter decisório. A concretização da proposta dependerá de projeto de lei a ser levado à apreciação e votação pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Amparo integra o Circuito das Águas Paulista.

"Todos precisam baixar as armas!”, Paulo Guedes, ministro da Economia

ABANDONO E CAOS

Uma das áreas de Campinas que mais tem sentido o impacto dos efeitos da pandemia e da pauperização das famílias localiza-se na Região Noroeste - próximo aos jardins Garcia, Londres e e Aurélia.

ABANDONO E CAOS 2

Segundo o vereador Jorge Schneider (PL), é alarmante o número de moradores de rua e da falta de higiene em toda a extensão desses bairros.

ABANDONO E CAOS 3

Schneider acompanha a situação da área e, após levantamentos, enviou ontem ofício da Câmara Municipal à Prefeitura e à Delegacia Seccional de Polícia, pedindo atenção e providências para os vários problemas acumulados na região, entre os quais os frequentes furtos de portões e grades de ferro.

CENSO E BOM SENSO

O ministro do STF Marco Aurélio Mello baixou o martelo e mandou o governo realizar o Censo Demográfico este ano. O Censo teve verbas substanciais cortadas no Orçamento e foi cancelado. Mello acolheu pedido do estado do Maranhão, e levará a discussão a plenário. “A pesquisa de orientação dos gestores, é essencial. Como combater desigualdades, instituir programas, construir escolas e hospitais, sem o conhecer as demandas?”, disse Mello.

PALPITEIRO

Omar Aziz, senador do PSD-AM e presidente da CPI da Covid, não poupou críticas à fala do ministro Paulo Guedes sobre a “má qualidade” da vacina Coronavac e seus ataques ao govero chinês, afirmando que o corona virus se originou no país.

PALPITEIRO 2

Irritado com a fala imprevidente de Guedes, Aziz causou risos ao usar um termo provavelmente da gíria amazonense para reprovar o ministro: “Esse Guedes é mesmo metido a “pitiqueiro”. Ele é muito “pitiqueiro”. Quem é ele para avaliar a qualidade de uma vacina?”.

PALANQUIM CHINËS

O Brasil vive um caso de amor e de ódio em relação à China - seu principal parceiro econômico. Por conta dos ataques de Guedes, o chanceler Carlos França precisou atuar como bombeiro ontem e debelar rápido as chamas do mau humor nanquim do ministro. França telefonou ao embaixador Yan Wanming para se desculpar.

PALANQUIM CHINËS 2

Percebendo o tamanho da encrenca, Paulo Guedes finalizou o dia e ontem pedindo paz. Criticou a politização na CPI da Covid e pediu: “Agora é hora de todos baixarem as armas e trabalhar”.

PERMÍNIO

Passa bem o vereador Permínio Monteiro, internado anteontem com crise de hipertensão.

 

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular