Publicado 28 de Abril de 2021 - 15h26

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Estado Maior

Recém-empossado no cargo de reitor da Unicamp, após figurar no topo da lista tríplice, o professor Tom Zé, menos conhecido como Antonio José Meirelles de Almeida, teve uma segunda vitória ontem, na reunião do Conselho Universitário, o Consu, para dar início ao seu mandato. Todos os nomes por ele indicados para a composição da cúpula da universidade foram aprovados. Para a Coordenadoria-geral, foi indicada a vice-reitora Maria Luiza Moretti, da Faculdade de Ciências Médicas.

Estado Maior 2

Os outros cinco nomes ocuparão as pró-reitorias, seguindo as áreas de administração, de pesquisa e pedagógica. Para os cargos de Pró-reitor, o Consu aprovou os nomes de Fernando Sarti (Desenvolvimento Univesitário); João Marcos Travassos Romano (Pesquisa); Ivan Felizardo Contrera Toro (Graduação); Fernando Antonio Santos Coelho (Extensão e Cultura) e Rachel Meneguello (Pós-Graduação)

"Quem fez e faz o certo não pode ser equiparado a quem errou". Senador Renan Calheiros, relator da CPI-Covid

REFORÇO

A verba de $18 nilhões para o combate à pandemia na região - anunciada com exclusividade pela coluna há três semanas - será liberada pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC.

REFORÇO 2

Os recursos pertencem ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, e cada cidade receberá uma parcela de acordo com o número de habitantes. A Campinas, estão previstos R$ 7 milhões.

DOENÇAS INVISÍVEIS

A Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade reduzida da Câmara Municipal realiza amanhã reunião sob o Comando do vereador Marrom Cunha (SDD). Vai discutir as dificuldades com as chamadas doenças invisíveis, como epilepsia e depressão.

RECADO DADO

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pareceu ontem tentar retirar de si toda a carga das denúncias que a ele têm sido atribuídas, para ressurgir renovado perante a sociedade.

RECADO DADO 2

Relator saído de tumulto às vésperas da instalação da CPI da covid - rejeitado e bombardeado até o último minuto por Bolsonaro, retirado da relatoria da CPI por uma liminar depois cassada -, Calheiros abriu os trabalhos com discurso crítico. Mostrou as razões dos temores do governo.

RECADO DADO 3

O relator atacou os enganos no combate à pandemia, o negacionismo, defendeu a ciência e pediu a punição de culpados, “em nome dos mortos”.

MURALHA DA CHINA

As figuras de proa do governo Bolsonaro parecem não se emendar em seus ataques a parceiros comerciais do Brasil. Paulo Guedes ofendeu os chineses ao dizer que “Foi o chinês que inventou o vírus”. No ar, o novo conflito diplomático.

***

O Brasil depende dos chineses para importar ingrediente fármaco para produzir a vacina Coronavac.

PERDENDO O SENSO

Waldery Rodrigues, o secretário especial da Fazenda que cancelou o Censo Demográfico do IBGE-2021 foi demitido ontem pelo ministro Paulo Guedes. Waldery vinha de longo desgaste com Bolsonaro. O Censo continua suspenso.

VIOLAÇÃO

Em Santa Bárbara do Leste (MG), o vereador William Faria foi afastado do PT e pode ser expulso por ter aberto a golpes de facão o caixão de um idoso de 92 anos. Tentava provar que não fora vítima da covid, mesmo com o hospital local comprovando o fato.

SUSTO

 vereador Permínio Monteiro deu susto ontem na Câmara. Passou mal e foi internado com hipertensão. Passa bem.

 

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular