Publicado 24 de Abril de 2021 - 12h43

Por Da redação

Agente de saúde aplica vacina da gripe; campanha começou dia 12

Diogo Zacarias/ Correio Popular

Agente de saúde aplica vacina da gripe; campanha começou dia 12

A Prefeitura de Campinas fará, hoje, o Dia D da vacinação contra a gripe exclusivamente para profissionais da Saúde. A vacinas serão aplicadas em dez centros de saúde da cidade que ficarão abertos das 8h às 17h.

Nesta primeira etapa da campanha, também haverá vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias). Esse grupo será atendido das 8h às 12h nas unidades de saúde que já costumam abrir aos sábados.

Para se vacinar, os profissionais de saúde deverão levar um documento de identidade com foto, comprovante de atuação profissional na área de saúde como, por exemplo, documento do conselho de classe, contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha informações como nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa e cargo ou função), declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa, entre outros. Quem tiver carteira de vacinação deve levar o documento.

A campanha teve início no último dia 12. Até a tarde de quinta-feira, 22 de abril, foram imunizadas 25.994 pessoas. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% do público-alvo, que é de 145 mil pessoas. Foram vacinados 6.572 profissionais de saúde, 16.778 crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, 491 puérperas e 2.153 gestantes.

Neste ano, por conta da campanha de vacinação contra a covid-19, que também está sendo realizada, idosos acima de 60 anos e professores serão vacinados contra a gripe na segunda etapa, prevista para começar em 11 de maio.

Pessoas com comorbidades (doenças crônicas e outras), com deficiência permanente, e outros públicos serão vacinados na terceira etapa da campanha, a partir de 9 de junho. Outras informações sobre a campanha de vacinação contra a gripe estão disponíveis no site da Prefeitura vacina.campinas.sp.gov.br .

Serviço:

Onde se vacinar:

Profissionais de Saúde

Das 8h às 17 horas, nos seguintes Centros de Saúde (CSs):

CS Paranapanema – Rua Boaventura Lemos, 590 – Jardim Guarani

CS São José – Avenida José Carlos do Amaral Galvão, 184 – Jardim São José

CS Taquaral – Rua Henrique Schroeder, 300 – Jardim Belo Horizonte

CS Sousas – Rua Antônio Prado, 410 – Sousas

CS Aurélia – Avenida Dona Licínia Teixeira de Sousa, 331 – Vila Proost de Souza

CS Barão Geraldo – Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 893 – Barão Geraldo

CS Campos Elíseos (Tancredão) – Avenida Tancredo Neves, 5101 – Jardim Indianópolis

CS São Cristóvão – Avenida Martinho Lutero, 121 – Jardim Adhemar de Barros

CS Pedro Aquino (Balão do Laranja) – Avenida Paulo Provenza Sobrinho, 35 – Jardim Campos Elíseos

CS Satélite Iris 1 – Rua Reverendo José Coelho Ferraz, 21 – Cidade Satélite Íris

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas

Das 8h às 12 horas nas seguintes unidades:

CS Parque Valença – Rua Natale Bertucci, 20 – Parque Valença I

CS Florence – Rua Osvaldo Peralva, s/n – Jardim Florence

CS Capivari – Rua Padre Eustáquio, 229 – Jardim Capivari

CS Santa Lúcia – Rua São Benedito, 50 – Jardim Santa Lúcia

CS Vista Alegre – Avenida Sinimbu, 903 – Parque Universitário de Viracopos

CS União dos Bairros – Rua Margarida Occhiena, s/ nº – Núcleo Residencial Vila Vitória

CS DIC 1 – Rua Igarapé, 1400 – DIC I

CS Santo Antônio – Avenida João Prata Vieira, s/n – Parque Vista Alegre

CS Vila Ipê – Rua Synira de Arruda Valente, 1400 – Jardim dos Oliveiras

CS São Quirino – Avenida Diogo Álvares, 1450 – Parque São Quirino

CS Jardim Aurélia – Avenida Dona Licínia Teixeira de Sousa, 331 – Vila Proost de Souza

O Dia D deste sábado é uma iniciativa municipal, já que o Programa Nacional de Imunização não prevê a realização neste ano, informou a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zocolotti

Testes antígeno

A compra dos testes antígeno, EPI's (equipamentos de proteção individual) e insumos (com exceção de medicamentos) foi aprovada ontem durante reunião dos prefeitos que integram o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para isso vão ser usados recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp). Atualmente, o fundo dispõe de aproximadamente R$ 18 milhões.

Na reunião por videoconferência participaram os prefeitos Gustavo Reis (Jaguariúna e presidente do CD-RMC); Dário Saad (Campinas); Chico Sardelli (Americana); Júnior Felisbino (Cosmópolis); Fernando Capato (Holambra); Dario Pacheco (Vinhedo); Lucas Sia (Artur Nogueira); José Nazareno Gomes (Hortolândia); Thomaz Oliveira (Itatiba), Edivaldo Brischi (Monte Mor), Claudio José Schooder (Nova Odessa), Luiz Dalben (Sumaré) e Capitã Lucimara (Valinhos).

O encaminhamento para a compra dos testes, dos insumos e dos EPI's saiu após reunião da Câmara Temática da Saúde, realizada na última segunda-feira, onde os secretários municipais apresentaram as demandas dos municípios.

Escrito por:

Da redação