Publicado 20 de Abril de 2021 - 23h00

Por AFP

Políticos e ativistas americanos, familiares e líderes mundiais reagiram com alegria e alívio à condenação do ex-policial Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd. Seguem abaixo reações após o veredito:

"O racismo sistêmico é uma mancha na alma da nossa nação. Ninguém deve estar acima da lei. O veredito de hoje envia essa mensagem, mas não é suficiente. Não podemos parar por aqui."

"Este é um dia de justiça nos Estados Unidos. A História irá olhar para este momento." - Kamala Harris, primeira vice-presidente negra do país.

"Tenho lágrimas de alegria. Muito emocionado porque nenhuma família na História chegou tão longe. Conseguimos que ele fosse considerado culpado de todas as acusações. Isso é para todos que passaram por esta situação." - Rodney Floyd, irmão

"CULPADO! A Justiça conquistada com dor finalmente chegou para a família de George Floyd. Esse veredito é um ponto de inflexão na História e envia uma mensagem clara sobre a necessidade de que as forças de ordem prestem contas" - Ben Crump, advogado da família.

"Que uma família tivesse que perder um filho, um irmão e um pai; que uma adolescente tivesse que filmar e divulgar um assassinato; que milhões, em todo o país, tivessem que se organizar e protestar apenas para que Floyd fosse visto e valorizado não é justiça. E esse veredito não substitui uma mudança de política" - Alexandria Ocasio-Cortez, congressista democrata.

"O veredito de hoje é um passo importante para a Justiça em Minnesota. O julgamento terminou, mas nosso trabalho apenas começou." - Tim Walz, governador de Minnesota.

Escrito por:

AFP