Publicado 20 de Abril de 2021 - 10h40

Por AFP

Em 22 de abril, os defensores do meio ambiente celebrarão o Dia da Terra. Trata-se, também, da data escolhida pelo presidente americano, Joe Biden, para uma cúpula dedicada ao clima, o primeiro grande evento de seu mandato sobre este tema. Os militantes da causa esperam que se torne um ponto de partida para várias reuniões cruciais para o planeta.

Em setembro, a União Internacional para a Conservação da Natureza analisa a biodiversidade e em novembro Glasgow sediará a aguardadíssima conferência da ONU COP 26, a hora da verdade em termos de compromissos dos Estados Unidos na luta contra a crise climática.

Neste contexto, a AFP, membro da coalizão Covering climate now (CCNow), cujo objetivo é reforçar a cobertura de questões vinculadas ao clima, dedica uma semana especial a reportagens, ângulos e outras notícias sobre as consequências já visíveis das mudanças climáticas e o compromisso da sociedade civil.

Um terço do dossiê será dedicado à situação nos Estados Unidos.

Confira a seguir o calendário e as matérias previstas nesta pauta especial, que começamos a transmitir nesta quinta-feira:

VIAS, França:

Mediterrâneo ameaça paraíso de refugiada da Guerra Civil espanhola

Após ir para a França, fugindo da Guerra Civil espanhola, a família de Amalia Romero conseguiu erguer um novo lar na costa sul francesa, com vista para o Mediterrâneo.

Por Isabelle LIGNER

(ONU clima meio ambiente Espanha França Mediterrâneo mar urbanismo, Reportagem Especial, 1514 palavras, já transmitida)

LITTLE RANN OF KUTCH, Índia:

Produtores de sal do deserto da Índia sofrem com os efeitos das mudanças climáticas

Escrito por:

AFP