Publicado 19 de Abril de 2021 - 18h40

Por AFP

Desde a criação das primeiras competições europeias de clubes, em meados da década de 1950, até o anúncio da Superliga europeia, nesta segunda-feira, houve divisões entre a tradição e a vontade dos grandes clubes de aumentarem seus rendimentos.

De fato, a Copa dos Campeões Europeus, prestigiada precursora da "Liga dos Campeões", nasceu como iniciativa privada na temporada 1955-1956, promovida pelo jornal francês L"Équipe e com 16 equipes participantes.

A Uefa, que acabava de ser fundada, rejeitou a organização da competição desde o início, mas a Fifa, preocupada que um campeonato deste tamanho crescesse fora das estruturas oficiais, pressionou a Uefa a aderir e a dar o seu aval ao evento.

No primeiro ano, 16 federações nacionais designaram seus representantes. Apenas 7 campeões nacionais competiram, as outras 9 equipes foram escolhidas por sua notoriedade.

A Uefa exigiu, na temporada seguinte, que cada país enviasse o seu campeão.

Dois meses após o nascimento da Copa da Europa, várias grandes cidades da Europa criaram a "Taça das Cidades com Feiras", para promover suas feiras internacionais. Esta competição foi disputada até 1971, quando a Uefa assumiu a sua organização e a rebatizou de "Copa da Uefa".

A breve "Copa Latina", que reunia clubes de Itália, França, Portugal e Espanha, desapareceu em 1957.

Extremamente simples no formato (jogos de ida e volta e eliminatórias), durante cerca de quatro décadas, a Copa dos Campeões Europeus dita o ritmo das temporadas de futebol.

No entanto, a pressão dos grandes clubes para multiplicar jogos e receitas levou a Uefa a modificar o formato em 1991-1992, introduzindo a fase de grupos. Desde então, essa modalidade passou por diversas mudanças.

No primeiro ano, em 1991-1992, foram testadas duas rodadas de eliminação direta nos 16-avos e oitavas de final, os vencedores se enfrentavam em dois grupos de quatro, onde os vencedores avançavam à final.

A partir de 1994-1995, a fase de grupos passou para o início do torneio: quatro grupos, que se tornariam seis em 1997-1998, dando a oito times o acesso às quartas de final.

Escrito por:

AFP