Publicado 02 de Março de 2021 - 16h23

Por Estadão Conteúdo

Vice-presidente da Comissão Europeia para a Economia, Valdis Dombrovskis disse nesta terça-feira que a política comercial da União Europeia (UE) precisa contribuir para a recuperação econômica do bloco. "Vamos nos apoiar nas exportações mais do que nunca para nos recuperar da pandemia de covid-19", disse Dombrovskis, em coletiva de imprensa que se seguiu a uma videoconferência informal de ministros de Comércio da UE.

Dombrovskis afirmou que, durante a videoconferência, apresentou uma nova estratégia comercial da UE baseada nos princípios da "abertura, sustentabilidade e assertividade". Como parte da estratégia, a UE também irá publicar um plano detalhado para reformas da Organização Mundial do Comércio (OMC), ele acrescentou.

Ele disse ainda que a política comercial irá apoiar a transformação "verde e digital" da UE e comentou que o bloco deseja deixar suas disputas comerciais com os EUA para trás, agora que o país tem um novo governo.

Mercosul

Dombrovkskis também afirmou que a UE está em contato com autoridades do Mercosul para discutir compromissos de sustentabilidade adicionais, com foco nas questões do desmatamento e relacionadas ao Acordo de Paris.

"Vamos buscar compromissos para garantir que consigamos seguir na direção de ratificar o acordo (comercial da UE)" com o Mercosul, disse Dombrovkskis.

Escrito por:

Estadão Conteúdo