Publicado 09 de Fevereiro de 2021 - 18h10

Por Kátia Fonseca/ Correio Popular

A ansiedade gerada pelo isolamento social, leva as pessoas a consumir menos frutas, legumes e alimentos integrais

Kam? Ribeiro/ Correio Popular

A ansiedade gerada pelo isolamento social, leva as pessoas a consumir menos frutas, legumes e alimentos integrais

A ansiedade gerada pelo isolamento social, nestes tempos de pandemia, leva as pessoas a consumir menos frutas, legumes e alimentos integrais; a afinidade alimentar fica mais com fast food, gorduras e açúcares”, afirma a nutricionista Franciela Trevisan, que há dez anos está à frente da Projeto Vip Nutricional, empresa localizada no Cambuí e que elabora nutrição personalizada para pessoas saudáveis, sedentários, atletas amadores ou até de alto rendimento. Ela explica que a imunidade nos seres humanos está fundamentalmente ligada ao consumo alimentar equilibrado, com vitaminas e minerais, encontrados em castanhas, ervas, temperos, frutas, legumes alimentos integrais e carnes magras. Mais do que nunca, para enfrentar o coronavírus, se faz necessária uma maior atenção à alimentação diária para manter o sistema imune fortalecido e prevenir a baixa na imunidade.

As proteínas, lipídios e carboidratos, assim como os açúcares, são menos ricos em vitaminas e minerais, porém dão maior energia. Contudo, nesse período, a prática por atividade físicas reduziu e, quanto mais paradas as pessoas ficam, mais facilmente os excessos de energia são armazenados em forma de gordura no tecido adiposo. Em decorrência do consumo de energia maior do que aquela que o corpo necessita para as funções do dia a dia, chega-se ao sobrepeso que, por sua vez, é o começo de todos os problemas.

O aumento de gordura no nosso corpo eleva a resistência à insulina, favorecendo o aparecimento do diabetes mellitus, aumento de colesterol ruim, triglicérides, gordura no fígado (esteatose hepática) entre outras comorbidades, alerta Franciela.

A nutricionista recomenda a ingestão de um shot de imunidade, composto por limão, gengibre, cúrcuma, própolis e glutamina, para enriquecer a alimentação diária (veja a receita nesta página). Esses ativos são antioxidantes e cuidam do sistema imunológico. “A imunidade é a base para não deixar que as patologias se instalem no nosso corpo”, destaca a nutricionista. Cada pessoa é única e tem necessidade de quantidades diferentes para sua melhor performance nutricional, de acordo com a genética e sua individualidade. “Quando pensamos em imunidade, toda ajuda será sempre bem vinda!”, ressalta Franciela.

10 ANOS NA ESTRADA

Franciela Trevisan está celebrando seus dez anos de profissão e de criação da Vip Nutricional. Nascida em Maringá (PR), ela veio para Campinas em 2004, fez cursinho na Oficina do Estudante e entrou na faculdade de Nutrição na PUC-Campinas em 2006. Em seu currículo, além da graduação, tem curso de Gastronomia e Alta Culinária, pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento, em Fisiologia do Exercício e em Fitoterapia. Atualmente, cursa a faculdade de Biomedicina.

Localizada no Cambuí, a Vip Nutricional elabora programas de nutrição personalizada a partir da necessidade de cada um. “Cuidamos da parte genética, relacionada à alimentação e a patologias, sensibilidade alimentar etc. Enfim, cuidamos de toda a parte de composição corporal”, conta Franciela. Segundo ela, individualizar a alimentação de acordo com a rotina, com as necessidades corporais e também com os exames laboratoriais é extremamente importante para determinar as quantidades de consumo diário de alimento para cada pessoa. “É importante ressaltar que nada é tão preciso quanto a genética e devemos montar a alimentação de cada pessoa com a voz do DNA dela. Dessa forma, podemos ter 100% de resultado garantido”, diz Daniela.

SH

OT DE IMUNIDADE

Coquetel re?ne ingredientes que favorecem o sistema imunol?gico

Em meio copo de água, acrescente:

meio limão espremido;

uma colher de café de pó de gengibre;

uma colher de café de cúrcuma;

10 gr de glutamina;

                            10 gotas de própolis.

                            Mexa bem e tome todos os dias de manhã, em jejum.

Escrito por:

Kátia Fonseca/ Correio Popular