Publicado 21 de Fevereiro de 2021 - 19h05

OSGEMEOS, célebre dupla do cenário da arte urbana, está preparando uma exposição panorâmica na Pinacoteca de São Paulo. A mostra abre no dia 28 de março e segue em cartaz no Edifício Pina Luz até 3 de agosto.

Com o nome de OSGEMEOS - Segredos, a exposição tem como intuito fazer um apanhado geral das obras da dupla de artistas, que iniciou a carreira no final da década de 1980, sempre se valendo da cidade como objeto de estudo.

Ainda não se sabe exatamente quantas obras estarão em exposição no espaço, porém, todas as sete galerias do primeiro andar e também o octógono, já estão reservados para abrigar a mostra.

A curadoria será de Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca, junto a outro nome ainda não revelado. É interessante destacar que a exposição está alinhada com o tema central proposto pelo museu para 2020, que vai falar sobre a ligação que existe entre a arte e o espaço urbano.

Além de obras clássicas, também estarão disponíveis na Pinacoteca criações inéditas, feitas pelos GEMEOS pensando no espaço do museu.

Complementando a dupla de São Paulo, ao longo do ano estarão expostos artistas com foco em levar ao público uma crítica sobre os modos de consumo da sociedade moderna, que vive nas cidades. Por intermédio da exposição Refiguring American Art 1913-1993, que chega ao Brasil a partir de uma parceria entre a Pinacoteca e a Terra Foundation, serão emprestadas obras de artistas como Andy Warhol, Barbara Kruger, Cindy Sherman, Jacob Lawrence, entre outros.

Em comum, muitos desses artistas estão ligados à popart, estilo que começou a vigorar a partir da década de 1950, com o intuito de fazer crítica direta ao consumo excessivo da sociedade, ao mesmo tempo que traz uma profunda análise das culturas popular e de massa.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e do Estado e um dos mais importantes do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, Centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Funciona de 4 a 2, das 10h às 17h30, com permanência até às 18h. (Do Estadão Conteúdo)