Publicado 26 de Fevereiro de 2021 - 12h05

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Ninguém esperava que a votação da PEC da Imunidade fosse gerar tanta celeuma, a ponto de levar um deputado tucano às raias da expulsão partidária. Autor da proposta, Celso Sabino, do PSDB do Pará, provocou a ira de seus pares e a revolta do comando nacional. A razão: a tucanada tem se mostrado crítica e cautelosa em relação à PEC, a partir da visão de que boa parte dos parlamentares - deputados e senadores - quer um texto que sirva de blindagem para quem comete irregularidades.

Bicos afiados

O PSDB nacional já estava de olho em Celso Sabino desde o ano passado, após ele articular sua indicação para líder de bancada, negociando com o Centrão e outras siglas não muito abonadoras. A posição do deputado campineiro Carlos Sampaio, manifesta anteontem, chamou a atenção para o desvio da PEC da Imunidade, mostrando seu possível uso para a proteção de praticantes de crimes. Foi o estopim que levou à reação contra Sabino.

"PEC da imunidade não é blindagem de parlamentar", Arhur Lira, presidente da Câmara

[TITULINHO]MÃOS DE HERODES

[/TITULINHO]O partido, que já havia aberto processo de expulsão de Celso Sabino, por conta de seu apego ao Centrão, agora vê chances reais de realizá-lo.

***

Quem mais defende a expulsão é o deputado Bruno Araújo, simplesmente o presidente nacional do PSDB. “Há uma forte demanda pela retomada do processo. Vamos propor uma ampla conversação interna”, diz.

[TITULINHO]TREM DAS ONZE

[/TITULINHO]Vereadores campineiros descobriram ontem, desapontados, que o Trem Intercidades, ligando a capital a Campinas vai ficar um bom tempo no papel. O trem está atrasado desde os tempos de Franco Montoro. Na verdade, esse trem nunca chega na estação...

[TITULINHO]OAB E

IMPRENSA

[/TITULINHO]A Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prepara encontro virtual com jornalistas do interior para o mês de abril.

***

O objetivo da OAB é apresentar e reforçar junto à Imprensa o papel da entidade e suas funções junto à sociedade. Explicar como a Advocacia é essencial para garantir cidadania, direitos de toda natureza e liberdade de imprensa.

[TITULINHO]BOSQUE ABERTO

[/TITULINHO]Uma das preocupações sanitárias aos domingos tem sido a forte pesença de famílias em visita ao Bosque dos Jequitibás, na divisa entre o centro e o Jardim Proença.

[TITULINHO]BOSQUE ABERTO 2

[/TITULINHO]Área de lazer esquecida por décadas - e que agora se torna point de aglomeração, por conta de sua paz, suas árvores frondosas e equipamentos públicos -, o Bosque tem circulação de pessoas sem máscaras, o que tem chamado a atenção e despertado preocupação entre os visitantes.

[TITULINHO]QUEIJO SUÍÇO

[/TITULINHO]Fachin aceitou ontem ação do ex-presidente Lula que aponta canal informal entre membros da Lava Jato e órgão da Suiça, em cooperação internacional.

[TITULINHO]QUEIJO SUÍÇO 2

[/TITULINHO]O ministro do STF quer que a Justiça de Curitiba julgue a validade das provas usadas na acusação de doação pela Odebrecht ao Instituto Lula.

[TITULINHO]COMPANHEIRO

DE CELA[/TITULINHO]

Roberto Jefferson anuncia a filiação ao PTB do deputado Daniel Silveira, preso por desacato ao STF e por apologia ao Ai-5. Jefferson não quer ficar sozinho...

[TITULINHO]NOME

CORRETO

[/TITULINHO]Otto Alejandro é o nome do vereador que propõe a divulgação de listas de pacientes que aguardam cirurgias pelo SUS.[/TEXTO]

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular