Publicado 23 de Fevereiro de 2021 - 12h13

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Carregada de elementos históricos e culturais, como raras cidades brasileiras, Campinas relegou sua memória às calendas, nas útimas décadas. Sua bela história sobrevive em papers herméticos e em pesquisas acadêmicas trancadas em centros e institutos, sem que seja exposta e explorada de maneira didática e como elemento de agregação e atração turística. A cidade tem vínculos com os principais movimentos, guerras e revoluções nacionais, porém. ninguém sabe, ninguém leu.

Uma política cultural

A despeito do momento e da escassez orçamentária - fator que sempre atrapalhou projetos e iniciativas -, a Secretaria de Cultura tem hoje a chance do resgate esperado pela sociedade. Porém, é preciso uma ação mais efetiva na identificação dos principais polos históricos e culturais, a fim de dar a eles vida e finalidade. Há, neste princípio de governo, uma aragem de transformação, com Sandra Ciocci no comando da pasta. É preciso arregaçar mangas.

"A gente pede que a população não se aglomere em bares, chácaras, quintais e festas". Dario Saadi, prefeito de Campinas

FULL RED

Nos corredores do Palácio dos Jequitibás há quem diga a boca pequena que a mudança para faixa vermelha, anunciada ontem, no período de 21h às 6h da matina, poderá se estender para o dia todo na próxima semana. O prefeito Dário Saadi já teria protocolos em mãos. Quem sobreviver à covid, certamente, verá...

VEM MAIS AÍ

No Palácio dos Bandeirantes, o staff da Saúde já colocou relatório sobre a covid-19 na mesa de João Doria. Na quarta-feira sai nova classificação das cidades paulistas e medidas de restrição. Campinas pode estar no rol.

PAI DO CARLÃO

Campinas perdeu no domingo a figura do ex-promotor de Justiça Affonso Celso Moraes Sampaio, pai do deputado federal Carlos Sampaio. Personalidade de destaque no campo jurídico e judicial, desfrutou de respeito e prestígio na administração pública e na política local.

PAI DO CARLÃO 2

Em momento de crise, em fins dos anos 1970, Affonso Celso foi chamado por Chico Amaral para assumir a chefia de seu Gabinte. Constituiu ele bom interlocutor e elo entre a Administração, as instituições e a sociedade.

INDICIADO

Após diligências da Lava Jato, a Polícia Federal indiciou ontem o ex-prefeito da capital e presidente do PSD-SP, Gilberto Kassab, por corrupção, falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O indiciamento refere-se a possível verba recebida da J & F. Kassab diz que já prestou contas.

TIRANDO A ESCADA

Felipe Miranda, empresário da Empíricus que ajudou a eleger Bolsonaro, diz que o presidente perdeu apoio do mercado financeiro. Causa: a interferência na Petrobras que levou à perda de R$ 102,5 em valores de mercado.

ESCASSEZ

Países ricos têm em estoque um bilhão de doses da vacina contra a covid-19 além do necessário. Já por estas bandas...

COISA SÉRIA

A cidade de Araraquara, em lockdown, está com suas ruas vazias. São Bernardo do Campo tem topque de recolher. Campinas volta à Fase Vermelha do Plano-SP das 21h às 6h. Não seria o caso de já irem providenciando uns abrigos nucleares?

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular