Publicado 08 de Fevereiro de 2021 - 11h46

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Luiz Roberto Saviani Rey

Importação

Luiz Roberto Saviani Rey

Na mesa de planejamento do prefeito Dário Saadi, repousa um plano ambicioso e inédito de reformulação ou substituição da EMDEC, a empresa municipal que cuida, entre outros aspectos, dos transportes e do trânsito. A ideia básica é humanizar a empresa e torná-la mais presente nas ruas da cidade, realizando o trânsito de maneira ordenada, combatendo gargalos e conflitos. Na visão de Saadi, a EMDEC revigorada contempla o plano da “Campinas Cidade Inteligente”.

Uma agência

Dário vê a necessidade de transformar a EMDEC em uma agência para monitorar o Plano Diretor de Campinas e implantar projetos de alta complexidade. Além de cuidar da mobilidade urbana, essa espécie de autarquia que nascerá com a renovação, buscará a melhora e a humanização do trânsito, e terá também a incumbência de gerenciar e constituir elemento catalizador entre as diversas secretarias e órgãos da Prefeitura.

"Vamos encaminhar o projeto que regulariza a questão dos comissionados até o fim do mês", Dário Saadi, prefeito de Campinas.

DE VOLTA ÀS AULAS

O deputado estadual e candidato a prefeito nas eleições passadas Rafa Zimbaldi está de volta aos bancos escolares. Matriculou-se e começou ontem a cursar graduação em Relações Internacionais.

PROF RAIMUNDO

A coluna comentou na quinta-feira sobre os desencontros e desconhecimentos da estrutura e funcionalidade do Legislativo da parte dos novos vereadores, sugerindo um workshop. Pronto, já está montado um cursinho suplementar, estilo EAD, com todos os procedimentos da ação parlamentar. Por enquanto, as “matrículas” estão em baixa...

VACINACÃO

É tão grande e diversificado o volume de pedidos na Câmara Municipal para priorizar categorias profissionais no programa de vacinação contra a covid 19, que daqui a pouco até os cães das ruas vão querer entrar na fila.

TESTAGEM

Proposta relevante, o vereador Major Jaime quer informações precisas da Prefeitura sobre estoques e disponibilização de testes e medicamentos para os cuidados com a covid.

FASE BRANCA

O vereador Luiz Cirilo (PSDB) protocolou projeto de lei propondo a classificação de mais de 15 atividades como essenciais. Significa que são estabelecimentos e serviços que devem funcionar independente da fase do Plano SP em vigor.

FASE BRANCA 2

Entre as atividades relacionadas no projeto de Cirilo, estão academias, comércio varejista, bares e restaurantes, shoppings, escritórios de advocacia, contábil, imobiliário, de corretagem e seguros.

A TODO VAPOR

A semana que passou marcou o retorno do vice-prefeito Wanderley de Almeida às atividades politico-admiistrativas. No pós-covid, Wandão acompanhou o prefeito em várias solenidades e eventos. Sua missão nas relações institucionais é considerada reelevante, como o foi na administração Jonas Donizette.

LAURÃO

Nova vítima da covid 19: o ex-prefeito de Campinas Lauro Péricles Gonçalves, responsável por obras como o Viaduto São Paulo e a Via Aquidaban. encontra-se internado desde a terça-feira passada no Centro Médico. Sintomas leves, sem necessidade de intubação.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular