Publicado 25 de Fevereiro de 2021 - 7h40

Por AFP

A ReNew Power Private Limited ("ReNew" ou "a empresa"), produtora pure-play de energia renovável líder na Índia, e a RMG Acquisition Corporation II ("RMG II") (NASDAQ: RMGB) anunciaram hoje, a execução de um acordo definitivo para uma combinação de negócios que resultaria na listagem pública da ReNew na NASDAQ.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210225005457/pt/

Após o fechamento da transação, a empresa combinada seria nomeada ReNew Energy Global PLC e seria listada publicamente sob o símbolo "RNW". A transação reforçaria ainda mais a posição de liderança da ReNew em geração de energia solar e eólica para o mercado indiano, ao financiar oportunidades de crescimento de médio prazo, bem como pagar dívidas.

ReNew Power - Empresa pure-play de energia renovável líder na Índia

Fundada em 2011, a ReNew é o produtor independente de energia renovável (IPP) líder da Índia e está entre os 15 maiores IPPs renováveis no mundo por capacidade, com um portfólio de mais de 100 projetos de energia eólica e solar em escala de serviço público operacional espalhados por nove estados indianos. A empresa também possui e opera em projetos de energia solar distribuída para mais de 150 clientes comerciais e industriais em toda a Índia.

A ReNew foi a primeira empresa indiana de energia renovável a ultrapassar marcos de capacidade comissionada de 1 gigawatt (GW) e 2 GW, e é atualmente a única empresa no setor de energia renovável da Índia com mais de 5 GW de capacidade operacional. A empresa tem atualmente uma capacidade agregada de cerca de 10 GW (incluindo a capacidade já ganha em licitações).

O crescimento da ReNew foi auxiliado por fluxos de caixa estáveis, garantidos por contratos de longo prazo com contrapartes bem conceituadas. Atualmente, a capacidade total comprometida em escala de serviço público da ReNew é contratada mediante contratos de compra de energia (PPAs) com uma duração média de mais de 24 anos. Grande parte desses contratos é com agências governamentais centrais, como a Solar Energy Corporation of India (SECI) e a NTPC Limited. Nos últimos 10 anos, a ReNew também construiu uma rede de fornecedores sólida e bem diversificada, possibilitando a adoção das melhores tecnologias, a um custo ideal, em todo o seu portfólio de projetos.

Além da geração de energia limpa, a ReNew também desenvolveu expertise em áreas complementares, como armazenamento de energia. Em 2020, a ReNew ganhou duas licitações exclusivas propostas pela SECI para garantir suprimentos firmes, confiáveis e acessíveis de energia verde. Isso incluiu a primeira licitação da Índia para fornecimento de energia ininterrupto a partir de fontes renováveis e uma licitação para um projeto de energia renovável para atender ao pico de demanda de energia combinando a geração híbrida eólica-solar com o armazenamento de bateria.

Durante 2020, a ReNew também entrou no negócio emergente de serviços digitais, com a aquisição da Climate Connect, uma empresa com sede em Pune na Índia e player líder em gerenciamento de rede compatível com IA e em previsão de carga.

Visão geral de mercado - Demanda de energia renovável na Índia pronta para crescer

O modelo de negócios da ReNew é reforçado pelas tendências recentes no mercado indiano de geração de energia, bem como pelas metas de energia verde do governo indiano para a próxima década. O consumo de eletricidade per capita da Índia deve crescer rapidamente na próxima década, com cerca de dois terços dessa crescente demanda sendo atendidos por energia de fontes renováveis. Os compromissos climáticos globais da Índia com relação à redução das emissões de carbono ditarão uma mudança transformacional no mix de geração de energia - distante dos combustíveis fósseis em favor das renováveis. Ao mesmo tempo, a meta ambiciosa do governo indiano de 450 GW de capacidade instalada de energias renováveis até 2030, um aumento de cinco vezes em relação aos níveis atuais, indica um enorme potencial de mercado. Uma redução constante nos custos de geração, impulsionada por avanços tecnológicos e leilões bem disputados, acelerará ainda mais a adoção de energias renováveis.

À medida que a transição energética da Índia avança, a abordagem em escala, geograficamente diversificada e multitecnológica da ReNew, apoiada pela execução disciplinada de projetos e a disciplina financeira superior, ajudará a empresa a sustentar sua trajetória de alto crescimento.

Comentários da gerência e dos acionistas

"O setor indiano de energia renovável cresceu rapidamente na última década", disse Sumant Sinha, Fundador, Presidente do conselho e Diretor executivo da ReNew. "Durante esse tempo, a ReNew tem sido uma força motriz ao garantir que as fontes desse crescimento sejam sustentáveis e também economicamente competitivas. Na próxima década, a ReNew planeja manter seu histórico de crescimento da participação de mercado e contribuição para a ecologização do setor de energia da Índia e ajudar a cumprir as ambiciosas metas de energia renovável do governo indiano. Com o tempo, expandiremos nossas capacidades ainda mais, com armazenamento de bateria em escala de serviço público e soluções de energia inteligente focadas no cliente. A visão da ReNew é melhorar sua posição como líder global no cenário de energia limpa, para continuar liderando a transição de energia limpa da Índia em andamento e para ajudar no aprofundamento da eletrificação e descarbonização da economia indiana."

"Quando fechamos nossa IPO em dezembro, procurávamos fazer parceria com uma empresa que conduzisse a mudança em escala global, com registro histórico comprovado e gestão de primeira classe", observou Bob Mancini, CEO e diretor da RMG II. "Encontramos essa companhia na ReNew e estamos entusiasmados com a parceria com uma equipe de gestão incrivelmente talentosa, liderada por Sumant. Nossa pesquisa sobre a ReNew confirmou que a empresa não era apenas a líder, mas também a empresa de energia renovável mais bem posicionada da Índia. Seu compromisso com o crescimento medido por meio de parcerias de longo prazo com agências governamentais centrais e estaduais indianas, escala, inovação tecnológica e forte posição financeira devem permitir que a ReNew aproveite as tendências incrivelmente positivas no mercado de energia indiano na próxima década e além. Temos orgulho de fazer parte dessa história incrível."

"Desde a nossa parceria-base com Sumant Sinha, a ReNew Power exemplificou nosso foco em apoiar equipes fortes de gestão e líderes de mercado de rápido crescimento em energia renovável", disse Michael Bruun, Diretor geral da Divisão de Gestão de Ativos da Goldman Sachs. "Temos orgulho de dar as boas-vindas a muitos dos investidores mais conhecidos do mundo para fazer parceria conosco ao longo dos anos. Agora, com este evento marcante, temos o prazer de ver um número ainda maior de investidores fazendo parte desta importante jornada ambiental, social e de governança."

Escrito por:

AFP