Publicado 20 de Fevereiro de 2021 - 19h10

Por AFP

Milhares de texanos recuperaram gradualmente seus serviços de água potável e eletricidade neste sábado (20), depois de uma onda de frio polar sem precedentes que paralisou por vários dias esse estado do sul dos Estados Unidos mais acostumado a altas temperaturas.

A jovem congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez, que arrecadou 3,2 milhões de dólares para as vítimas do fenômeno, viajou de Nova York a Houston. "Queremos mostrar que Nova York está com vocês, que todo o país está com vocês", disse ela após participar de uma distribuição de alimentos.

Mais de 60 mil casas ainda estavam sem energia elétrica no sábado no estado, de acordo com o site poweroutage.us.

Esse evento climático extremo causou estragos no sul e no centro dos EUA esta semana, deixando pelo menos 40 mortos, segundo a mídia americana.

As temperaturas subiram no sábado, para cerca de 15º Celsius em Houston e Austin, no Texas.

"O governo federal enviou geradores, cobertores, água e outros suprimentos essenciais", afirmou no Twitter o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enquanto pedia a seus compatriotas que ajudassem as associações do Texas.

O presidente, que assinou uma nova declaração de estado de emergência para o Texas, indicou que pretendia viajar para o estado, mas ressaltou que não deseja que sua visita seja "mais um fardo".

jca/dax/dg/yow/ic

Escrito por:

AFP