Publicado 17 de Fevereiro de 2021 - 21h10

Por AFP

Milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica nesta quarta-feira (17) no Texas, a capital energética dos Estados Unidos, e enfrentaram também cortes de água, quando uma tempestade de inverno incomum atingiu o sudeste do país.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alertas e avisos para mais de 100 milhões de americanos na área central do país.

O NWS indicou que a tempestade, conforme se move para o nordeste, levaria gelo, granizo e neve pesada para partes do Texas, Louisiana, Arkansas e Mississippi, que podem causar mais cortes de energia e danos às árvores, além de tornar as estradas perigosas.

O NWS acrescentou que a massa de ar do Ártico começava a perder vapor nesta região, desacostumada ao frio extremo, onde as temperaturas devem se manter congelantes.

"As temperaturas permanecerão entre 20 e 35°F (1 e -6°C) abaixo do normal nas Planícies Centrais, no Vale do Mississippi e na parte inferior dos Grandes Lagos", explicou o NWS.

Mais de 20 mortes relacionadas a tempestades de inverno foram relatadas desde que o clima frio se intensificou na semana passada.

Centenas de milhares de residentes da metrópole texana de Houston estão sofrendo com cortes de energia e água.

"A pressão da água está muito baixa", tuitou o prefeito de Houston, Sylvester Turner. "Por favor, não deixe a torneira aberta, para evitar o rompimento dos canos."

David Hernandez, de 38 anos, passou a noite em uma igreja em Houston com outras pessoas que fugiram de suas casas.

"Meu carro encalhou e eu estava tentando dormir no carro, mas estava muito frio", contou Hernandez. "Os líquidos do meu carro estavam virando gelo, então era como dormir em uma caixa de gelo. Tive que vir para cá", explicou ele. "Não tive escolha."

Derrick Maxwell chegou à igreja com sua companheira Ariel Edward, seu bebê e outros membros da família. "Estava muito frio para ficar em casa sem comida ou água", disse Maxwell. "Não podíamos cozinhar, é por isso que viemos para cá."

As empresas de energia do Texas implementaram apagões controlados para evitar a sobrecarga da rede quando os residentes ligavam o aquecimento.

De acordo com PowerOutage.us, mais de 2,7 milhões de usuários ficaram sem energia nesta quarta-feira no Texas, o único dos 48 estados continentais do país que tem sua própria rede elétrica independente.

Beto O"Rourke, ex-candidato presidencial democrata do Texas, declarou ao MSNBC que a situação é "pior do que se ouve falar". "As pessoas passaram dias sem eletricidade", acrescentou. "Elas estão sofrendo", finalizou.

"A capital da energia da América do Norte não é capaz de fornecer a energia necessária para aquecer as casas das pessoas que vivem neste grande estado", acrescentou O"Rourke. "Estamos perto de ser um estado falido no Texas", comentou.

Escrito por:

AFP