Publicado 04 de Fevereiro de 2021 - 11h00

Por AFP

Um navio militar dos Estados Unidos passou pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez desde a posse do presidente americano Joe Biden, anunciou a Marinha americana.

O destróier USS John S. McCain fez um passeio de rotina na faixa do mar que separa Taiwan da China continental, explicou a VII Frota em nota.

Os navios americanos costumam atravessar este estreito, entre as críticas da China, que considera a ilha como parte de seu território.

"A China continua vigilante e responderá a todo momento as ameaças e provocações", reagiu um porta-voz da diplomacia de Pequim, Wang Wenbin, nesta quinta-feira.

A República Popular da China considera as navegações estrangeiras nessas águas uma violação à sua soberania, enquanto Estados Unidos e outros países defendem que esta área está em águas internacionais e, portanto, é aberta a todos.

A navegação do USS John S. McCain "demonstra o compromisso dos Estados Unidos para uma área indo-pacífica livre e aberta", diz a VII Frota.

"Estados Unidos continuarão voando, navegando e operando em todas as partes onde o direito internacional permitir", acrescentou.

aw-jta-sbr/jac/ehl/pz/me/mb/aa

Escrito por:

AFP