Publicado 03 de Fevereiro de 2021 - 20h00

Por Estadão Conteúdo

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 3, por meio de nota, que passará a divulgar, em até 5 dias úteis, a ata dos encontros do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). A próxima reunião do colegiado, formado pelo presidente do BC e pelos oito diretores da autarquia, está agendada para 2 de março de 2021.

O Comef tem como objetivo estabelecer diretrizes para a manutenção da estabilidade financeira e para prevenir a materialização de riscos para o sistema. Conforme o BC, a ata do Comef trará a avaliação do colegiado sobre a "estabilidade financeira, incluindo aspectos relativos à solidez e à eficiência do Sistema Financeiro Nacional."

Além disso, o BC informou na nota que "a eficiência do Sistema Financeiro Nacional passará a compor a missão do Comitê de forma explícita". "O Comef entende ser importante incorporar essa perspectiva em suas análises e decisões, na medida em que critérios de eficiência afetam os próprios objetivos de preservação da estabilidade financeira", disse o BC.

A autarquia esclareceu ainda que, "para a preservação da estabilidade financeira, o Comef faz um raio-x do sistema financeiro". "Se vulnerabilidades forem identificadas, o Comitê discute medidas a serem adotadas para mitigar o risco sistêmico. O Comef costuma realizar quatro reuniões por ano, sendo que a próxima está agendada para o dia 2 de março de 2021."

As alterações promovidas no Comef foram aprovadas pela Diretoria Colegiada do BC, também formada pelo presidente e pelos diretores. A Resolução BCB nº 68, que traz as mudanças, pode ser consultada aqui.

Escrito por:

Estadão Conteúdo