Publicado 18 de Dezembro de 2020 - 8h07

Por Da Agência Anhanguera

Chaim Zaher, presidente do Grupo Thati, acumula mais de 50 anos de experiência no setor educacional

Matheus Pereira/AAN

Chaim Zaher, presidente do Grupo Thati, acumula mais de 50 anos de experiência no setor educacional

Presidido pelo empresário Chaim Zaher — que tem mais de 50 anos de experiência no setor educacional —, o Grupo Thathi de Comunicação está ampliando investimentos em Campinas.

O grupo acaba de adquirir a rede de rádio NovaBrasil FM e as emissoras de televisão Record TV em Campinas e Bandeirantes, em Santos. Nos próximos dias, deve implantar também uma nova geradora de TV na região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Os veículos, que pertenciam ao Grupo Solpanamby, passam a integrar o conglomerado Thathi.

O empresário esteve ontem em Campinas para a inauguração do sistema multiplataformas da NovaBrasil e disse diz ter planos ambiciosos. Quer uma rádio que toque exclusivamente música brasileira, mas que também tenha jornalismo. A meta, segundo ele, é ter uma emissora em cada capital brasileira e nas grandes cidades — "como Campinas, por exemplo", diz — e até fora do Brasil.

A primeira emissora da rede fora do País deverá ser a de Portugal, esclarece. "Mas a nossa ideia é ter uma emissora em cada lugar onde tenha brasileiro", avisa.

Segundo ele, haverá jornalismo de 6h às 9h — das 8h às 9h será jornalismo local. "Vamos ter comentaristas, mas não queremos polemizar. O público está cansado disso", presume. Depois do jornalismo, "só música brasileira de qualidade", garante.

O grupo

O Grupo Thathi foi fundado em 1991 e já tinha em seu portfólio outras cinco emissoras — TV Thathi, TV ThathiIN, Thathi FM, 79 AM e Rádio Difusora —, todas elas, focadas na transmissão de conteúdo jornalístico e de entretenimento via aparelhos convencionais, redes sociais e aplicativos, caracterizando o modelo multiplataforma.

NovaBrasil

No ar há 20 anos, a NovaBrasil FM atinge 2,2 milhões de pessoas por mês, segundo o grupo. E está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Campinas (emissoras próprias), além de Aracaju, Birigui, Fortaleza e Maceió (emissoras afiliadas).

Segundo Fernando Roxo, diretor-executivo do Grupo Thathi, as principais características da NovaBrasil FM serão mantidas. O objetivo é transformá-la em uma grande curadora da cultura brasileira, potencializando a vocação de promotora da MPB. "Para isso, queremos injetar tecnologia e colocá-la em nosso modelo multiplataforma para ser consumida pelos ouvintes nos canais de preferência, como redes sociais, canais de YouTube e sites. Vamos também dar mais relevância ao jornalismo", afirma.

A Record TV de Campinas, por sua vez, atinge 58 municípios com população conjunta de 6,2 milhões de habitantes. A Rádio Central AM, fundada em 1980, também faz parte da nova aquisição do Grupo. O nome Thathi é em homenagem às suas filhas.

Escola

Dono do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) — um dos maiores conglomerados educacionais do País —, Zaher disse também que no ano que vem vai construir em Campinas uma unidade da Pueri Domus, escola bilíngue com sede em São Paulo. "Vamos construir ao longo de 2021 para que entre em funcionamento em 2022", antecipou ele.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera