Publicado 18 de Dezembro de 2020 - 14h47

Por AFP

Antes do Cyberpunk 2077 e de seus bugs, do Pacman ao Fortnite, passando pelo Super Mario Bros, confira a lista dos videogames que marcaram época.

Atari, um dos primeiros consoles a trazer a experiência de jogos de arcade para as salas de estar, lançou PacMan em 1982. Este jogo simples, cujo voraz personagem principal é uma grande bola amarela com um olho e uma boca em movimento, foi o mais vendido no Japão até 1992.

Este jogo, que continua inspirando um artista de rua mundialmente famoso, apresenta um canhão que se move horizontalmente contra um exército de invasores do espaço cada vez maior.

Super Mario, o pequeno encanador que se tornou um dos personagens mais famosos da história dos videogames, estreou em um dos primeiros jogos do mundo que permitia ao personagem se mover horizontalmente em uma paisagem que se modifica.

Este jogo de corrida focado na experiência de multijogadores foi o catalisador para o lançamento de seu próprio subgênero de videogames. Foi lançado em oito versões e sua edição de 2008 para o Nintendo Wii foi o jogo de corrida mais vendido de todos os tempos.

Este jogo de luta japonês ultra popular chegou ao gameboy da Nintendo em 1995 e foi lançado em vários formatos ao longo dos anos.

Em Doom, um dos primeiros jogos de tiro, o jogador é um "fuzileiro espacial" que deve lutar contra demônios para chegar a um transportador que o tirará de uma base lunar. Em sua primeira versão, Doom era um jogo de computador, mas desde então foi lançado para Sega, Nintendo e Xbox.

FIFA é o videogame de esportes mais vendido de todos os tempos. Suas últimas edições hiper-realistas oferecem uma seleção de ligas, estádios e times, além de jogadores e treinadores e até a possibilidade de realizar uma coletiva de imprensa após a partida.

Conhecido por sua violência (o jogador pode atirar em policiais e atropelar prostitutas), Grand Theft Auto foi o primeiro a popularizar o conceito de "mundo aberto". Os jogadores podem explorar e interagir com outros personagens e com a paisagem.

Escrito por:

AFP