Publicado 18 de Novembro de 2020 - 12h14

Por Francisco Lima Neto

Unicamp divulga locais de prova

Wagner Souza/AAN

Unicamp divulga locais de prova

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu adiar a o início do Período 4 do Plano de Retomada às Atividades Presenciais, nos campi da universidade, de 30 de novembro para 14 de dezembro, para observar a evolução da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o início do Período 5, que estava previsto para 14 de dezembro, também passará provisoriamente para 11 de janeiro de 2021.

De acordo com a Unicamp, o governo do estado está em alerta para um possível aumento nas internações em leitos de UTI, por Covid-19 (durante a semana epidemiológica, de 8 a 14 de novembro), com crescimento de 18% em relação à semana anterior (média diária de internações subiu de 859 para 1.009). "Há a possibilidade de que este efeito resulte de subnotificações decorrentes de problemas de inserção tempestiva dos dados devido à instabilidades no sistema Sivep-Gripe do Ministério da Saúde a partir de 5 de novembro, informou.

Por conta disso, o governo estadual adiou para o dia 30 de novembro a reclassificação das regiões do Estado de São Paulo no plano de reabertura da economia, que deveria ter ocorrido na última segunda-feira (16/11).

A Unicamp segue o Plano São Paulo, e levando em conta as alterações de cenário, a Comissão de Monitoramento recomenda o adiamento do início do Período 4 do Plano de Retomada às Atividades Presenciais, nos campi.

"Esta diretriz não prejudicará as atividades programadas, já que houve o retorno de 21,3% dos servidores técnico-administrativos, quando o esperado era de até 60%. A recomendação é para que as unidades e órgãos continuem com atividades predominantemente remotas", ressalta a instituição.

Veja abaixo o que prevê as fases 4 e 5 do Plano

Retorno gradual gerenciado pelas Unidades/ Órgãos de 80% dos trabalhadores, sob rodízio, com aumento proporcional do RU, transporte fretado e transporte no Campus. Mantendo lotação máxima de 50% 2. Retorno de 50% dos alunos de Graduação, Pósgraduação (e pós-Docs) e extensão com atividades presenciais 3. Mantido o Distanciamento social (1.5 m) 4. Mantidos Cuidados Sanitários Pessoais e Ambientais 5. 30-35% de Ocupação Máxima de Salas de Aula, Laboratórios e Anfiteatros etc.

Período 5 do Plano

Retorno gradual pelas Unidades/Órgãos de 100% dos trabalhadores, bem como das atividades do RU, de transporte fretado e transporte no Campus. Mantendo lotação máxima de 50% 2. Preferencialmente, retorno nesta dada de trabalhadores com vulnerabilidades. 3. Retorno de 75% dos alunos de Graduação, Pós-graduação (e pós-Docs) e extensão com atividades presenciais 4. Mantido o Distanciamento social (1.5 m) 5. Mantidos Cuidados Sanitários Pessoais e Ambientais 6. 30-35% de Ocupação Máxima de Salas de Aula, Laboratórios e Anfiteatros etc.

Escrito por:

Francisco Lima Neto