Publicado 18 de Novembro de 2020 - 7h31

Por Gilson Rei

O pulmão inflável ficará exposto em vários pontos de Campinas e também irá para cidades da região

Matheus Pereira/AAN

O pulmão inflável ficará exposto em vários pontos de Campinas e também irá para cidades da região

Um pulmão inflável gigante vai percorrer pontos estratégicos de Campinas e outras cidades da região neste mês para alertar a população sobre os altos índices de câncer no pulmão. Médicos e especialistas alertam que "Novembro é Branco" e não é apenas "Novembro Azul" — campanha que destaca a importância da prevenção e dos cuidados voltados ao tumor de próstata.

Pensando nisso e em divulgar medidas preventivas contra o tumor de pulmão, causado principalmente pelo hábito de fumar, uma campanha teve início nesta semana com um pulmão inflável gigante.

Com o objetivo de chamar a atenção da população de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba e Jaguariúna, o Grupo SOnHe decidiu expor um pulmão gigante inflável por diversos locais. "Estamos enfrentando uma pandemia, mas nem por isso devemos deixar de realizar ações para conscientizar a população sobre um câncer evitável, como o de pulmão", disse André Sasse, médico da equipe de oncologistas e hematologistas do Grupo SOnHe.

Sasse explicou que o câncer de pulmão foi o responsável por 28 mil mortes em 2018 e é muito nocivo. "No fim do século 20, este tumor se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. O que mais sensibiliza é saber que uma doença tão letal poderia ser evitada na maioria das vezes com a parada do uso do cigarro", afirmou.

Nessa semana (até o dia 19), o inflável está em frente do Cemitério Parque Flamboyant, na região do Gramado, em Campinas, que abraçou a causa da prevenção e exibe a réplica gigante em área aberta e bem visível para a população.

Sasse lembrou que a campanha de conscientização do câncer de próstata - o Novembro Azul - é bastante consolidada no mundo todo. Mas muitos esquecem que o mês de novembro também chama a atenção para o câncer de pulmão.

O médico destacou que o câncer de próstata responde por aproximadamente 30% de todos os tipos de câncer em homens, mas lembrou que é seguido pelo câncer de pulmão, com 8,7%. "Vale lembrar que o câncer de pulmão é o primeiro no ranking dos canceres em todo o mundo, independentemente de sexo, desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Um bom motivo para também alertar a população neste mês de novembro", afirmou Sasse.

De acordo com Vinicius Correa da Conceição, outro oncologista do SOnHe, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de tumor no pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. "Os pacientes que fumam têm, em média, 14 anos a menos de expectativa de vida em relação aos que não fumam. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 7 milhões de mortes ao ano ocorrem por doenças causadas pelo cigarro, sendo 12% dessas mortes em fumantes passivos. Só no Brasil são 400 mortes por dia."

CONFIRA OS LOCAIS ONDE O PULMÃO ITINERANTE IRÁ PERCORRER

De 16 a 19: na Alameda dos Flamboyants, s/nº - região do Gramado, em Campinas, na entrada do Cemitério Parque Flamboyant.

Dia 20: na Av. Nossa Sra. de Fátima, 765 - Taquaral, em Campinas, na Cervejas Daoravida. Neste dia, 10% do valor do chopp Canela Fina vendido, será revertido em tratamento inicial para estimular pessoas a pararem de fumar.

Dia 21: na Av. José Vedovatto, 1.900, Jd. Bom Retiro, em Sumaré, no Good Bom.

Dia 22: Condomínio Villa Flora, em Sumaré.

Dias 24 a 26: na Av. Antártica, 1.353, em Jaguariúna, na AMBEV.

Dia 27: Na Caravela da Lagoa do Taquaral, em Campinas.

Dia 28: na Av. da Emancipação, 1.550, Jd.do Bosque, em Hortolândia, no Good Bom.

Dia 30: na Rua João Giaquinto, 386, Jd. Hubert, em Indaiatuba, no Good Bom.

Escrito por:

Gilson Rei