Publicado 18 de Novembro de 2020 - 6h35

Por AFP

O secretário de Estado americano Mike Pompeo expressou nesta quarta-feira apoio à "soberania" da Geórgia, no momento em que a Rússia amplia sua influência no Cáucaso, assim como às instituições georgianas afetadas por uma crise pós-eleitoral.

Pompeo se reuniu em Tiblisi com a presidente Salome Zurabishvili, o primeiro-ministro Giorgui Gakharia e o ministro das Relações Exteriores, David Zalkaliani.

"O secretário de Estado deseja expressar seu apoio à soberania da Geórgia", afirmou uma fonte americana à imprensa, antes de recordar que "20% do país é ocupado pelos russos", em referência às regiões separatistas da Abkhazia e da Ossétia do Sul, que tiveram a independência reconhecidas por Moscou após a guerra de 2008.

Também lembrou que há soldados russos na Armênia, onde o país mantém uma base militar, e em Nagorno Karabakh, como força de paz, perto da fronteira georgiana, o que estimula a Geórgia a "demonstrar que é uma democracia voltada para o Ocidente".

Mike Pompeo, que já visitou França e Turquia, voará nesta quarta-feira a Israel, próxima etapa de sua viagem pela Europa e Oriente Médio.

fff/alf/pz/me/zm/fp

Escrito por:

AFP