Publicado 17 de Novembro de 2020 - 19h56

Por AFP

O Peru, que nesta terça-feira (17) empossou seu terceiro presidente em oito dias, foi berço de uma grande civilização, tem um patrimônio arqueológico inestimável e uma gastronomia requintada, mas sofre com instituições fragilizadas.

Dos nove presidentes que o Peru teve após o fim do regime militar, em 1980, sete foram condenados, envolvidos em escândalos ou estão sendo investigados.

Alberto Fujimori cumpre pena por crimes e corrupção. Alan García, Alejandro Toledo, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski ficaram sob escrutínio por envolvimento no escândalo da Odebrecht. Martín Vizcarra é investigado por suposto suborno quando era governador e Manuel Merino pela morte de dois manifestantes.

Somente Fernando Belaunde Terry (1980-1985) e Valentín Paniagua, que governou por oito meses em 2000-2001, saíram ilesos de seus mandatos.

Os últimos 20 anos desde a queda do presidente Alberto Fujimori são dos mais longos períodos de democracia que o Peru atravessou, desde que regimes militares ou civis autocráticos prevaleceram nos séculos XIX e XX.

A ausência de partidos políticos fortes também significa que os interesses pessoais muitas vezes prevalecem no Congresso peruano: alguns legisladores apoiaram a destituição de Martín Vizcarra para salvar uma universidade privada prestes a perder sua licença para funcionar.

Com capital em Cusco, o império inca ocupou uma vasta faixa territorial na América do Sul, do Chile e Argentina ao sul da Colômbia. Floresceu no século XV e foi conquistado pelos espanhóis no século XVI, mas seu legado continua vivo.

Um símbolo de sua grandeza é a cidadela de pedra de Machu Picchu, que em 2019 recebeu 1,5 milhão de visitantes, segundo o Ministério do Turismo, mas que permaneceu fechada por quase oito meses em 2020 devido à pandemia do coronavírus.

Existem também construções magníficas e outros monumentos incas em Cusco e outros lugares. Quatro dos 32 milhões de peruanos ainda têm como língua materna o quíchua falado pelos incas.

A civilização Inca destacou-se ao longo do século XV pela sua mitologia, religião, cultura, império e organização territorial.

Antes dos incas, floresceram outros povos nos vales e costas do Peru, como os Mochica, Chimú e Nasca.

Escrito por:

AFP