Publicado 08 de Outubro de 2020 - 8h01

Pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa aponta que o Rafa Zimbaldi (PL) lidera a intenção de votos, com 20,4%. Hélio (PDT) tem 11,9%; Artur Orsi (PSD), 10,6%; Dário Saadi (Republicanos), 10,1%. Teresinha de Carvalho está com 8,5%, Pedro Tourinho (PT) com 5,6%. André Von Zuben (Cidadania) tem 2,9% da preferência do eleitor e Alessandra Ribeiro (PCdoB) 1,6%. Na lanterna estão Wilson Matos (Patriota) com 1%, Laura Leal (PSTU) 0,9%, Ahmed Tarique 0,6% e Rogério Parada (PRTB) 0,4%.

Hélio tem a maior rejeição

A pesquisa mostra que Hélio tem a maior rejeição (de 70,9%) entre os eleitores, seguido por Dário com 51,4%, Delegada Teresinha com 48,5%, enquanto Rafa é rejeitado por 40,8% e Orsi, por 38,8%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada com 800 pessoas entre 30 de setembro e 4 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 03623/2020.

Infância

O Comitê de Implantação do programa da Primeira Infância de Campinas (PIC) e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) começaram a entregar carta aos candidatos a prefeito para garantir que a próxima gestão municipal se alie com a proposição a fim de manter, ampliar e qualificar o atendimento da criança em Campinas.

Na corda bamba

Os candidatos a prefeito e vice nas eleições deste ano têm sete dias para apresentar defesa nos pedidos de impugnação de suas candidaturas.

Prazo

A Justiça Eleitoral vai julgar as impugnações e recursos até o dia 26. Só a partir daí, a cidade saberá quem são, de fato, os candidatos no primeiro turno das eleições, marcado para 15 de novembro.

Prefeitos

Quatro candidatos a prefeito sofreram ações de impugnação dos registros das candidaturas: Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB) e Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Vice

Cinco candidatos a vice estão com risco nos registros para disputar: Adalberto Maluf (PV), Capitão Pereira (PSD), Coronel Sotto (PTB), Surya Guimaraens (PDT) e Valeria Monteiro (Rede).

Emenda

Emenda do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), que destina de R$ 200 mil para o Gastrocentro da Unicamp, para a aquisição de um aparelho de ecoendoscopia, foi empenhada e aguarda liberação para pagamento após o período eleitoral.

Corridas

Está na pauta da sessão de hoje na Câmara de Campinas, projeto do vereador Jorge da Farmácia (PSDB), que obriga os organizadores de corridas, maratonas, meias maratonas em Campinas concederem isenção total da taxa de inscrição aos atletas-guias acompanhantes de pessoas com deficiência.

Jonas adota cautela

O prefeito Jonas Donizette (PSB) decidiu esperar o anúncio oficial do governador João Dória (PSDB) sobre a reclassificação das regiões no Plano SP de retomada das atividades na próxima sexta-feira. O governador anuncia às 12h45 e tradicionalmente Jonas tem a informação antes, e divulga às 10h. Mas, na sexta passada, o prefeito disse que tinha expectativa de que, naquele dia, o governador anunciaria a progressão da região de Campinas para a fase verde. Mas não houve nenhum anúncio.

Maria Teresa Costa, jornalista